
Luizomar revela investidas da Turquia sobre a base de Cuba
Federação Turca já foi atrás de uma segunda Melissa Vargas, denuncia Luizomar
Luizomar de Moura, técnico do Osasco/São Cristóvão Saúde e da seleção feminina de Cuba no Mundial da Tailândia, revelou, durante participação no programa “Hello LA”, do Sportv, a dificuldade de Cuba de voltar a ter um time de ponta no adulto por conta das investidas de empresários em cima das meninas da base.
Luizomar não citou o nome da jogadora, mas revelou que uma promessa cubana já foi contratada pelo voleibol turco, está morando no país europeu com os pais, e com o processo de cidadania em andamento.
– Perdemos uma menina com o mesmo potencial da Melissa Vargas com 16 anos, que já foi pra Turquia com o pai e a mãe e já está no processo para virar uma jogadora turca. Os empresários e os agentes estão indo lá buscar e tirando para levar para qualquer liga – disse Luizomar.
O treinador não citou o nome da atleta, mas trata-se da cubana Salet Valdéz, de 16 anos, contratada recentemente pelo Zeren, um dos times emergentes da Turquia. Cuba é a única seleção tricampeão mundial e tricampeã olímpica da história.
Luizomar estreou com derrota no Mundial da Tailândia. Na sexta-feira, Cuba perdeu para a Bélgica por 3 a 0, depois de vários contratempos na preparação. A seleção só chegou na Tailândia um dia antes da estreia e teve de correr para juntar o elenco. Parte das jogadoras estava disputando o Mundial sub-21 e outras estavam com a seleção sub-23 no Pan-Americano Júnior, competições que terminaram há menos de uma semana em países diferentes.