Maique Renan
Home Destaques Maique valoriza prêmio de melhor líbero e desempenho no Mundial
Destaques - Internacional - Mundial de Clubes - 11 de dezembro de 2023

Maique valoriza prêmio de melhor líbero e desempenho no Mundial

Atleta do Minas destaca união do grupo: “Não acreditavam no nosso potencial”


Com o troféu de vice-campeão do Mundial de Clubes masculino de vôlei na bagagem, o Itambé Minas desembarcará na madrugada desta terça-feira (12/12), com a certeza também de que desempenhou o seu melhor papel na competição encerrada no último domingo (10), na Índia. Maique, eleito melhor líbero do campeonato, ressaltou a importância do resultado inédito para o clube.

– Foi um grande marco para os atletas e para o clube. Essa equipe fez história e é uma prata com sabor de ouro. Até porque muitos não acreditavam no nosso potencial e no nosso trabalho para estar aqui e ser o segundo melhor clube do mundo. Acho que isso é o reflexo de todo trabalho que o Minas tem feito com essa formação de atleta. A gente tem um grupo muito jovem e isso representa muito – conta Maique. 

O Minas conquistou a vaga para o Mundial na Índia após o vice-campeonato no Sul-Americano desse ano. Na estreia, em Bangalore, o time brasileiro venceu o anfitrião Ahmedabad Defenders, por 3 sets a 0. Na segunda rodada, perdeu para o Perugia, da Itália, por 3 a 0, mas o resultado garantiu a classificação para a semifinal. Para assegurar a inédita vaga na decisão, o time superou o Suntory Sunbirds, do Japão, no tie-break. Novamente diante do Perugia, pelo lugar mais alto do pódio, a equipe foi derrotada por 3 a 0.

– Vários momentos foram especiais nesse Mundial, mas a semifinal foi uma partida bem difícil, com as emoções à flor da pele, com todo mundo se testando e no limite. Foi um jogo bem emocionante e a gente queria muito essa vaga na final. Foi um momento bem especial ver toda a garra do time, todo mundo junto, e no decorrer do jogo àquela sensação de pressão, uma adrenalina – afirmou Maique.

Foco na Superliga

Troféus individuais vêm sendo uma constante na carreira de Maique nos últimos anos. Melhor líbero das três últimas edições da Superliga e dos dois Sul-Americanos de Clubes, o jogador de 26 anos admite, no entanto, que não esperava ganhar o troféu no Mundial, e destacou o trabalho também dos companheiros de equipe.

– Não esperava, mas tinha uma certa expectativa. Fiquei muito feliz. De um modo geral, pensando individualmente, fiz um bom trabalho. Estava bem concentrado e focado em todos os jogos para entregar um excelente trabalho e ajudar a minha equipe. E isso também é o resultado do trabalho deles. Não fosse por eles, não teria ganhado esse prêmio – contou Maique.

Agora, a equipe voltará as atenções para a Superliga. O próximo compromisso do Minas na competição será na segunda-feira (18/12), contra o Montes Claros América, pela sétima rodada do turno, na Arena Minas, diante de sua torcida.

– O vice no Mundial é um resultado que dá muita motivação para Superliga. Acho que mostra para a nossa equipe todo o potencial, até onde a gente pode chegar e que a gente jamais deve duvidar do nosso trabalho, de tudo o que estamos construindo. Acho que a gente volta uma outra equipe para a Superliga. Muito mais madura, não tenho dúvidas. Esse campeonato agregou bastante para todos. Acho que estamos no caminho certo. A Superliga é uma competição longa e tem muitas coisas para a gente construir e emoções para realizar – concluiu Maique.