Mais um! Civitanova não para de levantar canecos
Campeão italiano, europeu, mundial e agora da Copa Itália. O Civitanova segue fazendo história enfileirando conquistas. Neste domingo, com mais uma virada, o time de Bruninho e Leal derrotou o Perugia por 3 sets a 2, parciais de 21-25, 25-23, 25-23, 34-36 e 15-10, faturando mais um caneco.
Foi a sexta conquista de Copa Itália da história do clube.
Foram nove mil torcedores presentes na Unipol Arena, em Bolonha, em um domingo marcado por muita tensão na Itália. Três mortes pelo coronavírus foram confirmadas no país, além de outras dezenas de casos confirmados da epidemia. A ponto de as autoridades italianas terem decretado toque de recolher em algumas regiões, além de cancelar diversas competições esportivas, incluindo jogos do Campeonato Italiano feminino de vôlei.
Tensão à parte, a final teve os ingredientes esperados: grandes jogadas, craques de lado a lado e muita emoção, principalmente no quarto set, quando os times se alternaram na liderança e brigaram ponto a ponto, com o Civitanova perdendo nove match points e o Perugia tendo chances de forçar o tie-break. Um 36 a 34 de tirar o fôlego.
No quinto set, o time comandado por Ferdinando Di Giorgi viu Leal e Simon assumirem o protagonismo. O central iniciou a parcial com ace, ambos pontuaram no bloqueio e o brasileiro ainda foi decisivo no ataque. E assim conseguiu abrir uma confortável vantagem quatro pontos antes da troca de lado. E pôde administrá-la para ganhar por 3 a 2, com o ponto final sendo feito por Leal.
O capitão Juantorena foi eleito o MVP da Copa Itália. Ele terminou o jogo com 27 pontos, 26 deles no ataque, com 63% de aproveitamento. Leal veio na sequência com 23 (19 no ataque, três no bloqueio e um no saque). Pelo Perugia, Leon fez 31 pontos: 26 no ataque, quatro no saque e um no block.
Na Copa, competição com os oito primeiros colocados do turno do Campeonato Italiano, o Civitanova superou o Monza nas quartas de final por 3 a 1. Já na semi, saiu atrás do Trentino por 2 a 0, mas conseguiu a virada.