Markova
Home Destaques Markova, logo na estreia pelo Novara, mostra seu potencial
Destaques - Internacional - 22 de fevereiro de 2024

Markova, logo na estreia pelo Novara, mostra seu potencial

Russa foi maior pontuadora e MVP na partida de ida da final da Copa Challenge


Na última semana, um dos mais tradicionais clubes italianos da atualidade, o Novara, anunciou uma contratação das mais importantes do mercado feminino: a ponteira russa Marina Markova.

Recém-saída da Universidade nos Estados Unidos (Florida Gators),  Markova, aos 23 anos, está em sua primeira temporada profissional. E chamou a atenção pelo Sigorta, da Turquia, no início da temporada 2023/24. Era a maior pontuadora do Campeonato Turco quando fechou com o Novara, sendo considerada como uma das principais revelações do momento.

A força no ataque e estilo agressivo foram dois dos principais fatores que fizeram o Novara apresentar o projeto para a jovem. Além disso, o clube italiano vem sofrendo com importantes ausências na posição devido às lesões, uma delas, bastante conhecida do público brasileiro, a ponteira holandesa Anne Buijs.

Ontem, Markova estreou pelo clube italiano, na final da Copa Challenge, competição do terceiro nível dos torneios da Confederação Europeia (CEV), contra o Nantes, da França. O time de Lorenzo Bernardi bateu as francesas em sets diretos (26-24, 25-22 e 25-20). O bom resultado garante não só uma enorme vantagem para o jogo da volta, mas também mostrou o cartão de visitas da russa. Com 17 pontos (57% no ataque e quatro aces), ela foi a maior pontuadora e eleita a MVP do confronto.

Não à toa a mídia europeia dá como certa a transferência de Markova para o Vakifbank na temporada 2024/2025. Quem também apareceu como peça-chave ontem foi a italiana Caterina Bosetti, somando 13 pontos (60% no ataque). Recentemente ela vinha se recuperando de lesão no joelho. No Nantes, a oposta Taylor Mims foi responsável por 15 acertos.

Essa é a segunda final continental do atual projeto do Novara. Cinco anos atrás, o time foi campeão da Champions League. Para voltar a conquistar título continental, Novara poderá até perder dois sets no jogo de volta que acontecerá na França, no próximo dia 28.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei