Falasca
Home Liga das Nações Mendez dedica vitória sobre a Itália ao amigo Falasca
Liga das Nações - 22 de junho de 2019

Mendez dedica vitória sobre a Itália ao amigo Falasca

Em Milão, em dia de homenagens ao ex-jogador Falasca, Argentina venceu por 3 a 1


O espanhol Miguel Angel Falasca foi homenageado antes e depois da partida entre Itália e Argentina, em Milão, pela quarta etapa da Liga das Nações masculina.

Antes do jogo, um minuto de silêncio e imagens do ex-levantador e último treinador do Monza no telão do novo ginásio Allianz Cloud. Vários atletas e membros das comissões técnicas se emocionaram. Ao fim dos quatro sets, vencidos pela Argentina por 3 a 1 (25-22, 23-25, 25-19 e 25-19), o técnico Marcelo Mendez dedicou ao amigo o resultado positivo.

– Dedico essa vitória ao meu amigo Miguel Angel Falasca, que grande jogador que me ajudou tanto na minha vida profissional quanto na pessoal – disse o comandante do Sada/Cruzeiro.

A relação entre eles se intensificou na passagem de Mendez pela Espanha. Ele treinou o Palma, time local a partir da temporada 2003/2004, passando para a a seleção masculina, em 2007. Vale lembrar que Falasca era argentino de nascimento, mas naturalizou-se espanhol. Ele morreu neste sábado após um ataque cardíaco.

Nicolás Mendez, filho de Marcelo, ficou no banco no jogo de hoje. Ele também relembrou a relação com Falasca.

O ponta Poglajen, ex-Montes Claros, foi o maior pontuador da Argentina, com 16 pontos. Facundo Conte, novo jogador do Sada/Cruzeiro, foi titular nos dois últimos sets e terminou com 12, com bom aproveitamento no ataque (11 de 16). Ele entrou no lugar de Jan Martinez, reforço do Sesc, que teve sete acertos.

Marcelo Mendez
Instrução de Marcelo Mendez ao time argentino (FIVB Divulgação)

Pela Itália, formada nesta VNL por uma jovem equipe reforçada por alguns titulares, como o levantador Gianelli, Giulio Pinali, com dez pontos, foi o maior anotador.

O resultado fez a Itália caiu para o quinto lugar, com oito vitórias e três derrotas. Ainda dentro da zona de classificação para a fase final, em Chicago, a Azzurra vê a incômoda aproximação da Polônia, em sexto, com sete triunfos, após derrotar a Sérvia, no tie-break, hoje. Neste domingo, haverá o confronto direto entre as duas potências europeias.

A Argentina subiu para o oitavo lugar, com cinco vitórias e seis derrotas, mas já com poucas chances de se classificar, dependendo de uma combinação de resultados. Neste domingo, enfrentará a Sérvia, que possui uma campanha idêntica na VNL.

LEIA TAMBÉM