Mesmo sem Kurek, Polônia diz se sentir na obrigação de lutar pelo ouro Europeu
“Desde o ano passado que conquistamos o ouro no Campeonato Mundial, sentimos a obrigação de lutar sempre pelos lugares mais altos”, diz Michał Mieszko Gogol, treinador do PGE Skra, que também é o assistente do técnico Vital Heynen no time nacional polonês.
Na sexta-feira, os brancos e vermelhos começarão sua busca por mais um título, no Grupo D do Campeonato Europeu Masculino, na Holanda, contra a Eslovênia. Em entrevista ao site oficial da CEV (Confederação Europeia de Voleibol), Michal falou sobre a expectativa em relação à competição. A Polônia segue sem seu principal jogador, o ponteiro Kurek, que se recupera de uma lesão nas costas.
CEV – A Polônia vai ao EuroVolley após a qualificação para as Olimpíadas de Tóquio-2020, e esse foi o objetivo principal desta temporada. Então, qual é o objetivo da seleção polonesa no EuroVolley?
Todas as principais equipes estarão dispostas a mostrar o seu melhor nesta competição e voltar para casa com uma medalha. Além disso, depois de conquistar o ouro no Campeonato do Mundo do ano passado, de alguma forma sentimos a obrigação de lutar pelos objetivos mais altos. Como equipe, os jogadores estão em boa forma e, portanto, queremos brigar pelas medalhas. Naturalmente, primeiro temos de figurar entre os quatro primeiros e depois pensaremos no que fazer a seguir. Este é o nosso caminho para este torneio.
Haverá menos pressão do que durante a qualificação olímpica em Gdansk?
O torneio de qualificação olímpica era o maior objetivo da temporada. A segunda coisa é que o EuroVolley ‘escapou’ da atenção da mídia até agora, mas ainda assim as pessoas esperam de nós o melhor desempenho e uma medalha. É por isso que queremos ir o mais longe possível e conseguir o que podemos.
As partidas em grupo não devem ser um grande problema para a Polônia.
A fórmula do Campeonato Europeu é que temos até 24 equipes no torneio e são muitas. Precisamos vencer as partidas do nosso grupo, mas também podemos rodar a equipe para nos prepararmos bem para a próxima rodada.
LEIA MAIS
+ Confira os títulos e os prêmios individuais de Boskovic na carreira
+ A aposentadoria da polonesa Skowronska