Minas bate o Praia e é campeão do Sul-Americano
O Minas impôs 3 a 0 sobre o time de Uberlândia, na casa das rivais
Com um atuação primorosa na recepção, principalmente, permitindo Macris jogar com o passe na mão praticamente o tempo todo, o Itambé Minas derrotou o rival Dentil Praia Clube por 3 sets a 0 – parciais de 25-22, 27-25 e 25-16 -, e conquistou o quinto título de Sul-Americano de Clubes Feminino da sua história – o terceiro consecutivo, na noite desta sexta-feira (21). A decisão foi na casa do adversário, no ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia (MG).
O quinto título (1999, 2000, 2018, 2019 e 2020) credencia as minastenistas a disputar mais uma vez o Mundial de Clubes, em dezembro. A central Thaisa foi a MVP da competição. Confira aqui a seleção do campeonato.
Foi o primeiro título do Minas na temporada e a segunda vitória sobre o maior rival, em sete partidas. O Praia, que chegou à sua segunda final de Sul-Americano seguida, buscava o título inédito. As equipe da capital foi campeã invicta, com quatro vitórias, sem perder sets. O Praia já tinha feito uma partida irregular, quinta-feira, quando precisou do tie-break para derrotar as argentinas do Boca Juniors.
? ACABOU!!! ACABOU!!! É PENTA!!! É PENTA!!!
? Sul-americano de Clubes
➡ 3° SET
Itambé/Minas
25
x
16
Praia ClubeFIM DE JOGO
3 a 0 para Itambé/Minas #VaiMinas ? #ItambéMinas #ParedãoAzul #Volei #VoleiFeminino #Volley #Superliga #SulAmericano pic.twitter.com/yO5U80hsJX— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) February 22, 2020
A ponteira dominicana Brayelin Martinez, do Praia, foi a maior pontuadora do jogo, com 17 pontos, seguida por Thaísa, do Minas, que pontuou 16 vezes.
– A gente trabalha, a gente luta, joga com dor a gente não tem férias, a gente trabalha para chegar à final e fazer o nosso melhor e jogar bem e foi o que a gente fez hoje. Jogamos bem, jogamos como um time – disse Thaísa.
A central Carol lamentou a derrota e admitiu que o Praia jogou mal:
– A gente não forçou tanto no saque e o nosso sistema defensivo não funcionou. Nosso side out também não foi bem. O Minas fez uma grande partida. Serve como aprendizado. Esse jogo não define nosso time. Seguimos buscando os resultados – disse Carol.
No primeiro set, o Praia chegou a estar vencendo por 8 a 3, mas, o Minas ajustou seu sistema bloqueio/defesa e passou a amortecer o ataque rival. Aos poucos, buscou o placar, virando a partida para 15 a 14. Macris jogou praticamente o tempo todo com o passe na mão, conseguindo variar bem a distribuição, fechando a parcial em 25 a 22.
O Praia quase não acionou Michelle, e por isso Paulo Coco começou segundo set com Pri Daroit na ponta. Novamente, o time anfitrião começou melhor, fazendo 8 a 4, obrigando Nicola Negro a parar o jogo. E, novamente, aos poucos, o Minas diminuiu a diferença e encostou. O jogo seguiu equilibrado até o 23º ponto, quando Sheilla, num contra-ataque, virou para 24 a 23. As duas equipes seguiram trocando pontos, até que, em um erro de ataque de Fê Garay, as minastenistas fecharam a parcial em 27 a 25, abrindo 2 a 0 na partida.
Paulo Coco voltou a mexer no time e, no terceiro set, colocou Fawcett em quadra, deslocando Martinez para a ponta. O Praia fez 5 a 3, mas logo o Minas voltou a pontuar nos contra-ataques e virou em 8 a 7, num erro de ataque de Garay. O treinador do time de Uberlândia sacou a ponteira e voltou com Pri Daroit em quadra.
As minastenistas seguiram pontuando nos contra-ataques e abriram 15 a 11. Paulo Coco mexeu mais uma vez, colocando Michelle no lugar da Fawcett, mas o dia era do Minas, que abriu aumentou ainda mais a vantagem, fazendo 19 a 14. Abatidas, as donas da casa não conseguiam mais virar as bolas no ataque. Rabadzhieva marcou dois pontos seguidos e o Minas abriu 8 pontos de frente. Em um bloqueio de Thaisa sobre Walewska, as atuais campeãs da Superliga fecharam o set em 25 a 16, comemorando o título e a vaga no Mundial.
Superliga
Os dois times voltam a se concentrar agora na Superliga. O Praia é o líder, com 50 pontos e o Minas é o vice-líder, com 48. As minastenistas recebem o Sesi/Bauru, dia 28 (sexta-feira), às 20h, em Belo Horizonte (MG), com transmissão pelo globoesporte.com, enquanto a equipe de Uberlândia enfrenta o Osasco, no mesmo dia, às 21h30, na Arena do Praia, com transmissão pelo SporTV. Confira aqui a classificação.
No encerramento da sétima rodada do returno, nesta sexta, o São Paulo Barueri derrotou Valinhos por 3 sets a 0 – 25-18, 25-17 e 25-23 – e se manteve na sétima colocação, com 25 pontos. Valinhos continua em décimo, com 12 pontos.
Dentil/Praia Clube: Claudinha, Braylin Martinez, Fê Garay, Michelle, Walewska, Carol e Laís (líbero). Entraram: Suelen, Pri Daroit, Fran, Ananda, Fawcett. Técnico: Paulo Coco
Itambé/Minas: Macris, Sheilla, Rabadzhieva, Acosta, Thaisa, Carol Gattaz e Leia (líbero). Entraram: Kasiely Vivian. Técnico: Nicola Negro