Gerdau Minas
Home Copa Brasil Minas bate o Praia e é tricampeão da Copa Brasil
Copa Brasil - 7 de março de 2023

Minas bate o Praia e é tricampeão da Copa Brasil

Terceiro na Superliga, o Minas derrotou o líder Dentil Praia Clube para ser campeão pela terceira vez


O Gerdau Minas é tricampeão da Copa Brasil. As mineiras da capital conquistaram o título com a vitória sobre o maior rival, o Dentil Praia Clube, por 3 sets a 1 – parciais de 28-26, 25-18, 15-25, 25-17 -, na noite desta terça-feira, em Jaraguá do Sul (SC), desbancando o favoritismo do time de Uberlândia na temporada – lidera a Superliga com 12 pontos de frente às minastenistas. A equipe comandada pelo italiano Nicola Negro foi campeão também nas edições de 2019 e 2021, com vitórias sobre Praia nas duas ocasiões.

Com o título, o Minas garantiu vaga no Sul-Americano de 2024 e na Supercopa 23/24. Minas e Praia eliminaram Fluminense e Sesc RJ Flamengo nas semifinais, respectivamente. As minastenistas, particularmente, fizeram um jogo de superação na semi, fazendo a melhor partida da temporada, que tem sido complicada em termos técnicos e emocionais para o atual tricampeão da Superliga.

O Praia amarga o seu sexto vice-campeonato de Copa Brasil. O técnico Nicola Negro já é bicampeão da Superliga e bicampeão da Copa Brasil.

O Minas começou o jogo fazendo 4 a 0, com Thaisa parando as atacantes do Praia no bloqueio. Manteve a diferença e abriu 21 a 17, depois 23 a 20, mas levou a virada. O Praia chegou a ter o match point em dois erros consecutivos – um passe errado de Nyeme e um erro de ataque de Kisy. As minastenistas, no entanto, retomaram a vantagem para fechar a parcial em 28 a 26.

As mineiras da capital voltaram muito agressivas no saque e no bloqueio no segundo set e fizeram logo 6 a 1, obrigando Paulo Coco a pedir tempo. O Minas manteve o ritmo forte. Brayelin Martinez, retornando de lesão, entrou no lugar da Anne. O Minas soube administrar bem a vantagem e venceu por 25 a 18.

O Praia foi para o tudo ou nada no quarto set. Numa ótima passagem de Carol pelo saque, fez 7 a 1 e foi ampliando a diferença, diante de um Minas acuado, sem poder de ataque e muito mal na recepção, o que não permitiu à levantadora Pri Heldes usar as suas centrais. As jogadoras de extremidade Kisy, Pri Daroit e Peña tentavam fugir do bloqueio e erravam muito. Nicola Negro tirou sua dupla de ponteiras e mandou para a quadra Pri Souza e Luiza Vicente. Mas, o Praia, comandado por Brayelin, só aumentou a vantagem: 16 a 6. Em ritmo arrasador, as mineiras do Triângulo venceram por 25 a 15.

A expectativa era saber se o Minas iria sentir a derrota por 10 pontos de diferença, mas já no início mostrou que tinha se recuperado da surra da parcial anterior. Abriu 6 a 2, voltou a rodar bem nas extremidades e contou com erros pontuais do Praia nos momentos importantes. Num bloqueio de Thaisa, fechou o set em 25 a 17 e o jogo em 3 a 1, para fazer a festa em Santa Catarina.

– A gente estudou muito, é sempre muito difícil, é um grande time, com grandes atacantes. A gente tem de comemorar muito, fico muito feliz quando eu consigo contribuir no bloqueio. Agradeço os estatístico. Se não fosse todo esse estudo, seria muito difícil – disse a bicampeã olímpica Thaísa.

Na Superliga, o Praia segue na liderança isolada, com 49 pontos e 17 vitórias em 18 jogos, seguido por Osasco (43 pontos), Minas (37) e Sesc RJ Flamengo (36). Confira aqui a classificação atualizada da Superliga Feminina.

Minas e Praia já voltam a jogar no próximo sábado. A equipe de Uberlândia enfrenta Osasco, no José Liberatti, e as minastenistas recebem o Brasília, em BH. Confira aqui onde assistir aos jogos da Superliga de vôlei na semana.

DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Tainara, Carol, Jineiry, Kasiely, Anne Buijs e Suelen (líbero). Entraram: Brayelin, Ariane, Lyara e Vanessa Janke. Técnico: Paulo Coco.

GERDAU MINAS: Pri Heldes, Kisy, Thaisa, Carol Gattaz, Pri Daroit, Peña e Nyeme (líbero). Entraram: Pri Souza, Larissa, Jacke, Luiza. Técnico: Nicola Negro.