Minas chega na Turquia para o Mundial
Equipe enfrentou 28 horas de viagem entre Belo Horizonte e Antalya
O Gerdau Minas já está na Turquia para disputar, pela quarta vez consecutiva, o Campeonato Mundial feminino de clubes. Neste ano, o torneio será realizado em Antalya, entre os dias 14 e 18 de dezembro. Depois de 28 horas de viagem, a delegação minastenista desembarcou em solo turco na madrugada deste sábado (10/12), para dar início ao período de aclimatação.
O Gerdau Minas garantiu vaga no Mundial de Clubes após conquistar, pela sexta vez na história, o título do Sul-Americano. No Grupo B, o time minastenista enfrentará, logo na estreia, o atual campeão mundial Vakifbank, da Turquia. Na sequência, será a vez de encarar o campeão asiático Kuanysh, do Cazaquistão. No Grupo A, estão o Dentil/Praia Clube, além das italianas do Conegliano e as turcas do Eczacibasi, equipe anfitriã do torneio. Os dois melhores de cada grupo estarão nas semifinais.
O técnico Nicola Negro lembra a importância da competição para o Minas.
– Disputar o Mundial pela quarta vez seguida confirma o resultado e a grandeza do projeto minastenista. Para nós é sempre uma honra enfrentar as melhores equipes do planeta. Sabemos que vamos encontrar adversárias que jogam voleibol no mais alto nível, mas obviamente nós chegamos na Turquia com o sonho de conquistar uma medalha – afirma o treinador italiano.
Além da histórica medalha de prata no Mundial de 2018, em Shaoxing, na China, o time minastenista obteve os melhores resultados entre as equipes das Américas nas últimas três edições da competição. Em 2019, também na China, o Clube fechou a participação na quinta posição. Já em 2021, as minastenistas avançaram até a semifinal em Ankara, capital da Turquia, e terminaram em quarto lugar.