Minas derrota o Vôlei Renata e está na final do Sula
O Fiat Gerdau Minas derrotou o Vôlei Renata e aguarda a definição do adversário na final do Sul-Americano de Clubes
O Fiat Gerdau Minas virou um placar praticamente perdido no primeiro set – perdia por uma diferença de 7 pontos -, para vencer o Vôlei Renata por 3 sets a 0 – parciais de 29-27, 25-21, 25-23 -, na tarde deste sábado, no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), pela primeira semifinal do Sul-Americano de Clubes Masculino de Vôlei. O time mineiro aguarda agora a definição do seu adversário na decisão, que sairá do confronto entre Sada Cruzeiro e Policial, da Argentina, a partir das 19h30, com transmissão pelo YouTube do Jornal O Tempo. A final será neste domingo, às 15h, com BandSports, além do YouTube de o Tempo.
O oposto Leandro Vissotto, do Minas, foi o maior pontuador do jogo, com 23 pontos. Evandro foi quem mais pontuou do lado da equipe campineira: 19. Durante a transmissão da BandSports, segundo o comentarista Cacá Bizzochi, o presidente da Confederação Sul-Americana de Voleibol, o brasileiro Marco Túlio Teixeira, confirmou que o torneio vai classificar o campeão e o vice para o Mundial de clubes. Falta a oficialização da Federação Internacional.
O Minas foi superior ao Vôlei Renata em quase todos os fundamentos. Só perdeu a batalha nos aces: 6 a 3 para a equipe campineira. Os minastenistas marcaram 36 pontos de ataque (12 de contra-ataque), 8 de bloqueio e erraram 22 vezes . O Vôlei Renata fez 31 pontos de ataque (9 de contra-ataque), 3 de bloqueio e cederam 18 pontos em erros.
O Vôlei Renata começou melhor a partida. Sacando com agressividade, conseguiu desestabilizar a recepção mineira, que teve dificuldades de colocar a bola no chão. Com 8 a 4 no placar, passou a administrar bem a vantagem a chegou a fazer 10 a 5, depois 14 a 7, com Evandro bem no ataque. O técnico do Minas fez a inversão do 5 x 1, colocando Everaldo e Sanchez nos lugares de Vissotto e William e tirou Leozinho, instável no passe, para a entrada do ponteiro Marcus. O saque tático flutuante do Everaldo fez o passe da equipe de Campinas oscilar e a diferença diminuiu para quatro pontos. Aos poucos, os mineiros foram diminuindo a vantagem, contra-atacando com inteligência, com William deixando os atacantes com o bloqueio quebrado.
Adriano, principal jogador da equipe – Lucão está voltando Lesão e entrou em alguns poucos momentos do jogo, para bloquear) marcou apenas 3 pontos no primeiro set. Caçado no passe pelo saque do Minas, não conseguiu ser decisivo como costuma ser. O Minas empatou em 24 a 24 num contra-ataque com Vissotto e fechou o set em 29 a 27 num erro de ataque do rival.
O Vôlei Renata sentiu o golpe e a virada de bola não foi mais a mesma. Adriano seguia pouco acionado e, quando acionado, não era decisivo. A essa altura, o Minas já jogava mais confiante com o bloqueio mais eficiente, fazendo uma leitura melhor do jogo do time campineiro. Venceu por 25 a 21 num erro infantil e de falta de comunicação entre os jogadores paulistas.
O terceiro set foi equilibrado. O Minas só conseguiu abrir vantagem no 22 a 20. O técnico Marcos Pacheco substituiu Adriano e o Vôlei Renata passou a jogar com dois ponteiros de preparação, melhorando o volume de jogo da equipe. Mas, o Minas não deu brecha para uma reação rival. Converteu os side outs e fechou a parcial em 25 a 23.