Minas
Home Superliga Minas devolve o 3 a 1 e empata o playoff
Superliga - 3 de abril de 2021

Minas devolve o 3 a 1 e empata o playoff

O Itambé Minas derrotou o Dentil Praia Clube por 3 a 1, repetindo o placar da derrota da primeira partida da final


Melhor no passe e mais regular no ataque pelas extremidades, o Itambé Minas derrotou o Dentil Praia Clube por 3 sets a 1 – parciais de 19-25, 25-20, 27-25, 25-23 -, de virada, no noite deste sábado, em Saquarema, devolvendo a derrota sofrida no primeiro jogo da série melhor de três da Superliga Feminina de Vôlei 2020/21 e empatando o playoff em 1 a 1. O terceiro e decisivo confronto será na próxima segunda-feira, novamente na bolha do Centro de Desenvolvimento do Voleibol, a partir das 21h, com transmissão pelo SporTV 2.

A oposta Brayelin Martinez foi a maior pontuadora do jogo, com 22 pontos, seguida de perto por Dani Cuttino, do Minas, com 21. A ponteira Pri Daroit foi eleita a melhor em quadra e ficou com o troféu Viva Vôlei, numa partida de superação, depois de ter tido uma atuação muito abaixo do seu potencial no primeiro confronto – jogou quase quatro sets inteiros e marcou apenas um ponto.

– A gente sabe que a jogou muito abaixo no primeiro jogo e o Praia fez um jogo muito bom taticamente, mas a gente sabe do potencial do nosso time. Eu sei que joguei muito abaixo, mas já foi, passou. A equipe está de parabéns. Hoje a gente jogou como o nosso time joga, com todo mundo se ajudando, porque houve momentos de dificuldades, mas a gente saiu deles como equipe – disse a ponteira do Minas, que marcou 16 pontos.

Fê Garay terminou o jogo com 17 pontos, Anne 8, Carol 7, Michelle 5, Angelica 2 e Walewska, 3. No Minas, Megan fez 13 pontos, Gattaz 9, Thaisa 6 e Camila Mesquita 2.

O Minas ressurgiu na partida e no playoff. Começou muito mal, vendo o Praia iniciar o jogo do mesmo jogo que terminou o confronto de quinta-feira: agressivo no saque. Rapidamente, a equipe do Triângulo fez 6 a 0 no marcador, contando com erros de recepção sucessivos das minastenistas.

Macris foi taticamente inteligente ao longo da partida. Jogou pouco com Thaisa, muito bem marcada. Várias vezes as ponteiras do Praia abandonaram a saída de rede do Minas para marcar a central bicampeã olímpica. Mesmo assim, o fato de ameaçar atacar foi suficiente para Thaisa prender a central do Praia e deixar o bloqueio quebrado para as extremidades minastenistas atacarem.

O Praia teve ótimos momentos, foi agressivo no saque mas foi muito bem principalmente na defesa. Suelen foi gigante no fundo de quadra. A diferença nos dois últimos sets foi que o Minas errou menos na hora de decidir. Claudinha jogou pouco com Carol.

O time da capital cedeu 10 pontos em erros na primeira parcial, perdendo a paciência no ataque e rifando a bola no ataque, atacando para fora ou ficando no bloqueio do time de Uberlândia. O Praia venceu por 25 a 19 diante de um Minas desorganizado e nervoso. Cuttino marcou apenas um ponto e deu lugar a Camila Mesquita, que também não foi bem.

A equipe do técnico Nicola Negro voltou melhor no segundo set, com Pri Daroit já mais segura no passe e no ataque e o bloqueio tocando nas bolas, propiciando contra-ataques. O Minas abriu 6 a 3, depois 14 a  9, mas Carol foi para o saque e só saiu de lá no 16 a 15 a favor do Praia. A equipe de Uberlândia abusou dos erros na segunda metade da parcial e Cuttino entrou no jogo, pontuando 7 vezes e ajudando o time a vencer por 25 a 20. Paulo Coco sacou Walewska – que começou como titular no lugar de Jineiry Martinez, lesionada – e colocou Angélica, que foi bem e ficou até o final do quarto set.

O terceiro set foi o mais disputado. Cuttino seguiu regular nos contra-ataques e Fê Garay tomou as rédeas do jogo. Fez quatro pontos em sequência, mas no momento decisivo do set, o Minas conseguiu colocar os contra-ataques no chão, fechando em 27 a 25.

O jogo foi equilibrado até a metade do quarto set, quando o Minas abriu cinco pontos de frente 17 a 12. Mas, numa boa passagem no saque de Claudinha, a equipe de Uberlândia diminuiu a diferença para dois pontos (20 a 22). Num erro de passe, com Fê Garay sacando, o Praia diminuiu ainda mais 22 a 23. Nicola pediu tempo Com dois ataques das americanas – um da Cuttino e outro da Megan, o Minas fechou o set em 25 a 23 e o jogo em 3 a 1.

DENTIL PRAIA CLUBE:  Claudinha, Brayelin Martinez, Carol, Walewska, Fernanda Garay, Michelle e Suelen (líbero). Entraram: Mari Paraíba, Angélica, Anne Buijs, Mari Paraíba e Rosane. Técnico: Paulo Coco

ITAMBÉ MINAS: Macris, Cuttino, Thaisa, Carol Gattaz, Megan, Pri Daroit e Léia (líbero). Entraram: Pri Heldes, Camila Mesquita, Kasiely. Técnico: Nicola Negro.