Minas Nicola
Home Mundial de Clubes Minas ganha set, mas Boskovic desequilibra
Mundial de Clubes - 18 de dezembro de 2022

Minas ganha set, mas Boskovic desequilibra

Eczacibasi fica com a medalha de bronze no Mundial de 2022


A medalha de bronze no Campeonato Mundial feminino de clubes de 2022 é do Eczacibasi. Neste domingo (18/12), o time turco levou a melhor sobre o Gerdau Minas por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 23-25, 25-10 e 25-21, garantindo o lugar no pódio para delírio da torcida em Antalya.

O favoritismo era turco, é preciso admitir, mas a atuação minastenista foi a melhor de um time brasileiro contra um rival europeu nesta edição do Mundial. O duelo só não se estendeu mais por conta da presença da sempre dominante Tijana Boskovic. Foram 32 pontos da sérvia: 11 no primeiro set, 10 no segundo, mais quatro no terceiro e outros sete no quarto.

Ficou uma clara sensação nos dois primeiros sets de que o Minas tinha bola para equilibrar o duelo, apesar de Boskovic. O time defendeu mais do que nos outros jogos, teve um melhor aproveitamento no ataque e conseguiu pressionar com o saque a linha de passe do Eczacibasi. Até pontuar no block em pancadas da melhor jogadora do último Mundial de seleções o Minas conseguiu.

Na parcial inicial, as mineiras chegaram a ter vantagem de 19 a 16. Mas a reta final foi repleta de desajustes: a inversão do 5-1 não funcionou, a precisão do passe diminuiu e Boskovic apareceu. Esse combo custou caro e deu a vantagem para as turcas.

A virada sofrida não abalou o emocional do time brasileiro. E a receita para empatar o jogo foi o coletivo. Ao fim do segundo set, Boskovic já tinha 21 pontos. Mas na sequência vieram Carol Gattaz e Peña com oito, Pri Daroit, Thaísa e Kisy com sete. E essa homogênea distribuição permitiu que o Minas vencesse a parcial e desse esperança à torcida.

Depois do empate, a bronca de Ferhat Akbas no time deve ter sido grande, pois o espírito das jogadoras já era diferente desde os primeiros pontos. Contando com boas passagens pelo saque e erros do Minas que não vinham acontecendo, o Eczacibasi abriu 12 a 4 e só precisou administrar para voltar à frente do placar da disputa pelo bronze. Nem foi preciso acionar tanto Boskovic no ataque desta vez para um verdadeiro atropelo: 25-10.

O quarto set voltou a ter o equilíbrio dos dois primeiros nos pontos iniciais, até a sérvia ajudar com o saque  a vantagem chegar a três pontos (5-8). Daí para frente o percentual de acerto ofensivo do Minas e a regularidade no passe não eram mais os mesmos da metade do confronto. E sem isso a medalha foi escapando das brasileiras. Na metade final, uma reação foi esboçada com Jacke e Luiza Vicente em quadra, mas já era tarde.  As maiores pontuadoras minastenistas foram Peña (16), Carol Gattaz (12) e Kisy (12).

Na sequência, às 10h, com transmissão do Web Vôlei, sem imagens, Vakifbank e Conegliano disputam pela terceira vez seguida o título mundial.