Minas se prepara para ser bombardeado no saque
O Fiat Minas tem a melhor linha de passe da Superliga Masculina de Vôlei 2020/21. Além de ter o líder das estatísticas no fundamento, o líbero Maique, com 75% de positividade (passe A), é o único time que tem os três passadores na lista dos 10 melhores da competição – além de Maique, os ponteiros Honorato e Lazo, com 69% e 71% respectivamente. A prova de fogo da boa recepção será nessas finais da Superliga, quando vai enfrentar justamente o time de saque mais potente da temporada, o EMS Taubaté Funvic. A primeira partida da final será nesta quarta-feira, às 19h, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), com transmissão pelo SporTV 2. Confira aqui a tabela das finais da Superliga Masculina.
O Taubaté tem apenas um jogador na lista dos 10 primeiros colocados, o líbero Thales, quarto colocado com 75%. O ponteiro campeão olímpico Maurício Borges aparece em 11º, com 68% de positividade. O também campeão olímpico Douglas Souza é o 16º, com 66%.
No quesito saque, o Minas tem até o melhor sacador da temporada – Honorato, com 36 aces, mas os destaques estão do outro lado. Escobar é o oitavo, com 19. Taubaté tem três entre os 10 melhores da lista: Maurício Borges, segundo, com 29 aces; Felipe Roque, terceiro, com 27, e Lucão, sétimo, com 20. Na lista que relaciona o número de aces ao de sets jogados, o Taubaté emplaca 5 atletas entre os 11 primeiros – Douglas Souza e Riad entram na relação.
– Sabemos da qualidade não só do saque, mas de todo o time do Taubaté. São grandes jogadores, acostumados com as finais. O saque é a principal arma deles. A gente procurou se preparar para essas situações de ter de virar bola estourada, sem o passe na mão. Vamos procurar fazer o dever de casa. Vamos aguardar para ver o efeito que o saque terá no nosso time nessas finais – disse o técnico Nery Tambeiro.
– Vamos ter de ver isso na hora – concorda o levantador do Minas, William.
– Mas, acredito que os meninos passaram bem nas semifinais. A final é tão tensa quanto a semifinal, mas para mim é mais gostoso, porque é a hora que eu mais me divirto, no sentido de aproveitar o momento. Todo mundo está vendo, a atenção é para aquele jogo. Estou muito satisfeito com a maneira como o grupo levou a semifinal. Havia um pouco de apreensão em relação a isso. É um grupo muito novo. Eu falei para eles que agora é a hora de jogar solto. O que tinha de ser feito já foi feito. É como estudar para uma prova difícil. Você não vai aprender nada na véspera. Vai colocar em prática tudo que aprendeu durante o ano. – disse o capitão do Minas.