Minas vira e vence o Sesc RJ Fla para seguir em segundo
O Itambé Minas derrotou o Sesc RJ Flamengo no tie-break, em casa, repetindo o placar da vitória no turno, no Rio
Com 26 pontos da norte-americana Dani Cuttino, o Itambé Minas derrotou o Sesc RJ Flamengo por 3 sets a 2, de virada – com parciais de 26-28, 25-21, 18-25, 25-15, 15-11 -, na noite desta quinta-feira (3.02), na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), pela quarta rodada do returno da Superliga Feminina de Vôlei 2021/22 e se manteve na segunda colocação da tabela, com 32 pontos em 13 jogos, atrás do líder Dentil Praia Clube, que tem 38 pontos em 14 partidas.
O resultado foi o mesmo do turno, no Rio, quando o Minas também teve de virar o jogo para sair da quadra carioca com os dois pontos da vitória no tie-break. O Sesc RJ Flamengo segue, ao menos momentaneamente em sexto lugar, com 23 pontos, mas pode cair para sétimo, caso Fluminense, que tem 20 pontos, vença o Unilife Maringá em partida que acontece ainda hoje.
Cuttino foi a maior pontuadora da partida. Foram 25 pontos de ataque, 1 de bloqueio e 54% de aproveitamento ofensivo. No Sesc RJ Flamengo, a dominicana Peña foi o destaque, com 20 pontos (14 de ataque, 2 de saque e 4 de bloqueio, com 33% de aproveitamento no ataque. A central Carol Gattaz marcou 17 pontos (15 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio) foi eleita a melhor em quadra e faturou o Troféu Viva Vôlei.
– Hoje quem ganhou foi o grupo, Sabemos que temos desfalques importantes e durante o jogo passamos por momentos difíceis. A gente não pode é deixar a energia baixar – disse a capitã do Minas.
O Minas marcou 66 pontos de ataque, 3 de saque, 9 de bloqueio e cedeu 28 pontos em erros. O time do técnico Bernardinho marcou 58 pontos de ataque, 3 de saque, 11 de bloqueio e errou 31 vezes.
Se a noite foi de Cuttino, o mesmo não se pode dizer da oposta do time do Rio, Monique, que ainda segue ganhando ritmo de jogo – passou boa parte do turno tratando uma lesão abdominal. Ela marcou 12 pontos, com 33% de aproveitamento no ataque. No Minas – que ainda joga desfalcado da turca Neri Ozsoy, com uma lesão na panturrilha -, Pri Daroit não conseguiu encaixar o seu jogo no ataque. Foi bem no passe, mas marcou apenas 8 pontos em 5 sets, com 22% de aproveitamento. Ela recebeu 37 bolas, colocou 8 no chão, levou 4 bloqueios e errou 4 ataques. Pri Souza terminou a partida com 16 pontos.
As mineiras venciam o primeiro set por 15 a 9, mas começaram a ter problemas na virada de bola. O Flamengo empatou em 19 a 19 e virou no 24 a 23 para fechar a parcial em 28 a 26. O sistema defensivo do Minas estava muito lento, preso ao chão. No time do Rio, o problema maio nos sets seguintes foram os erros de saque e ataque nos momentos decisivos dos sets. No tie-break, Peña desperdiçou o contra-ataque que diminuiria a diferença para um ponto por exemplo.
O técnico Nicola Negro colocou Pri Heldes no lugar da vice-campeã olímpica Macris a partir do quarto set e Cuttino melhorou, passando a assumir o posto que se espera dela, de decidir as bolas difíceis. Ainda foi inconstante e ainda não conseguiu mostrar todo o seu potencial físico. Mas nesta quinta foi fundamental para a virada mineira. O Sesc RJ segue com problemas em ter uma oposta efetiva na temporada. As centrais hoje pontuaram menos que de costume.
O Minas volta a jogar na próxima segunda-feira (7.04), contra o Praia, às 20h30, com transmissão pelo SporTV. O Sesc RJ Flamengo recebe o Unilife Maringá, na terça-feira, às 21h, no Ginásio Hélio Maurício, no Rio, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil. Veja aqui a programação e as transmissões do vôlei desta semana.
ITAMBÉ MINAS: Macris, Cuttino, Gattaz, Júlia, Pre Souza, Pri Daroit e Léia (líbero). Entraram: Kisy e Pri Heldes. Técnico: Nicola Negro
SESC RJ FLAMENGO: Geovana, Monique, Milka, Valquíria, Peña, Maira e Natinha (líbero). Entraram: Juma, Gabiru, Marcelle e Juciely. Técnico: Bernardinho