Montes Claros derrota Brasília em jogo tenso e confuso
Resultado deixa Brasília muito perto do rebaixamento
Em uma verdadeira decisão contra o rebaixamento na Superliga masculina, Montes Claros América e Brasília fizeram neste sábado (18/2) uma partida catimbada, com reclamações em excesso contra a arbitragem, provocações e cartões. No fim, o time mineiro levou a melhor de virada por 3 sets a 1, parciais de 20-25, 25-17, 28-26 e 26-24, pela sétima rodada do returno.
O resultado aproxima o Montes Claros da salvação, com 17 pontos na classificação da Superliga, dez a mais do que o próprio Brasília, o primeiro dentro da zona da degola. Os dois times ainda jogarão quatro vezes, com o time do Distrito Federal com uma missão quase impossível de vencer todos os jogos, sem necessidade de tie-break, além de torcer para a equipe do Norte de Minas não ganhar de mais ninguém.
O jogo foi quente desde o início, com muita conversa de atletas com a arbitragem após afrontes e provocações. Mas o ápice da confusão aconteceu no fim do terceiro set por conta de uma marcação bem duvidosa. O Brasília chegou a marcar o ponto de fechamento da parcial em 27-25, mas o árbitro marcou toque na rede do cubano Rey Isaac na queda. Pelo replay do Sportv, fica a dúvida se a bola não bateu antes no chão, o que garantiria a vitória dos visitantes na parcial. Já no ponto seguinte, um lance parecido em favor do Montes Claros gerou ainda mais reclamação de Brasília.
Na troca de lado de quadra, as contestações continuaram e foram distribuídos três cartões vermelhos, dois deles para a equipe do Distrito Federal. A sequência da partida manteve a alta temperatura, os afrontes entre atletas e muita discussão com a arbitragem. O nível técnico, em alguns momentos, caiu por conta da tensão. Brasília chegou a ter um set point, não aproveitou e viu o time da casa virar.
– Não gosto de falar mal da arbitragem. Prefiro ver o replay antes, mas o Isaac atacou no meio da quadra e marcaram rede. Acho que a gente foi muito prejudicado. Espero que a CBV reveja isso – disse o ponteiro Rafael.
O oposto Breno, do MOC, autor 17 pontos, foi eleito o melhor em quadra e ganhou o VivaVôlei. No próximo dia 25, o Brasília terá a ingrata tarefa de receber o líder Sada Cruzeiro, em Taguatinga, precisando vencer para evitar o rebaixamento. No dia seguinte, o Montes Claros América receberá o Vedacit Guarulhos.