Morre o ex-jogador suíço Martin Laciga
Ex-jogador suíço morreu aos 48 anos
Morreu nesta semana o ex-jogador suíço Martin Laciga. Um dos maiores nomes do vôlei de praia do país, ele tinha 48 anos. De acordo com Confederação Europeia (CEV), ele sofria de depressão severa. Durante a carreira na modalidade, Martin sagrou-se tricampeão europeu, tricampeão suíço e marcou época ao lado do irmão Paul Laciga, seu parceiro entre 1995 e 2004.
A última competição os irmãos foi a Olimpíada de Atenas, na Grécia, onde terminaram em quinto lugar. Martin e Paul disputaram ainda os Jogos Olímpicos de Sydney, também terminando na quinta colocação.
Martin também teve sucesso com seus parceiros subsequentes, Markus Egger, Jan Schneider e Jefferson Bellaguarda. Após sua aposentadoria há dez anos, Martin ajudou a desenvolver o vôlei de praia fora das quadras, viajando frequentemente para eventos internacionais como os Jogos Olímpicos ou o Campeonato Mundial como co-comentarista da rádio e televisão suíça SRF.
“A FIVB ficou profundamente triste ao saber do falecimento do renomado jogador de vôlei de praia Martin Laciga. Seu compromisso e impacto no vôlei de praia na Suíça nunca serão esquecidos”, publicou a Federação Internacional.
– Estou muito triste com as notícias. Martin Laciga deixou um grande legado como jogador, treinador e principalmente como ser humano – e a sua contribuição para o desenvolvimento do voleibol de praia é simplesmente enorme. Sempre gostei muito de sua determinação, comprometimento e bom coração – disse Philippe Saxer, presidente da federação suíça.