Mundiais sub-19 de 2023: confira os destaques individuais
FIVB premiou os melhores após as finais nesta sexta-feira
Terminaram nesta sexta-feira (11/8) os Campeonatos Mundiais sub-19 masculino e feminino, com França e Estados Unidos, respectivamente, no lugar mais alto do pódio. Antes da entrega das medalhas, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) promoveu a escolha dos melhores jogadores por posição. Confira os destaques:
FEMININO
Ponteira de apenas 16 anos, Abigail Vander Wal foi eleita a MVP do Mundial sub-19. Ela ainda entrou no time ideal da competição na ponta, ao lado da compatriota Teraya Sigler. Além da dupla dos Estados Unidos, entraram para o dream team a levantadora Ilaria Batte (Itália), a oposta Beren Yesilirmak (Turquia), as centrais Aurora Papac (Croácia) e Begum Kaczmaz (Turquia) e a líbero Rin Nishikawa (Japão).
Nas estatísticas, a japonesa Miku Akimoto foi a maior pontuadora com 192 acertos. Foi ela quem marcou mais pontos de ataque. Aurora Papac liderou o ranking de bloqueios. A oposta italiana Merit Adigwe foi a melhor no saque, com a compatriota Ilaria Batte no topo da estatística de levantamento. A japonesa Rin Nishikawa liderou na defesa, enquanto a chinesa Sun Wanyun foi a melhor no passe.
MASCULINO
Entre os destaques do Mundial masculino, o troféu de MVP ficou com o ponta francês Mathis Henno. O capitão do time campeão ainda apareceu no time ideal da competição, ao lado de três compatriotas: o levantador Amir Tizi-Oualou, o oposto Thomas Pujol e do central Joris Seddik. Completaram os premiados o ponta Lee Woojin (Coreia do Sul), o meio de rede Armin Ghelichniazi (Irã) e o líbero Seyed Morteza Tabatabaei, também iraniano.
Nas estatísticas, destaques que não entraram na seleção do campeonato. O levantador búlgaro Simeon Nikolov foi o melhor sacador (28 aces) e destaque nos números no levantamento. O compatriota Kristian Titriyski foi o maior pontuador: 161 pontos. Os egípcios Shrief Helawy e Youssef Elrassas foram os melhores no ataque e no bloqueio, respectivamente. O japonês Shusei Shiotsuka e o americano Kellen Larson dividiram o destaque na defesa, enquanto o sul-coreano Kang Seungil foi o melhor passador.