Mundial de 2025: anunciados os participantes
FIVB oficializou os 32 representantes de cada naipe
As 32 seleções masculinas e as 32 femininas que competirão por medalhas no Campeonato Mundial de 2025 foram anunciadas nesta terça-feira (3/9) pela Federação Internacional de de Vôlei (FIVB).
A edição do próximo ano marca a primeira vez com 32 equipes em cada gênero (anteriormente eram 24 equipes) e também a estreia da nova periodicidade: dois em dois anos. Em 2025, 43 países diferentes serão representados no Campeonato Mundial: seis da África, oito da Ásia, 19 da Europa, seis da região da Norceca e quatro da América do Sul.
O torneio masculino teve dois classificados automaticamente: Filipinas (sede) e a atual campeã Itália. Como parte do novo sistema de qualificação, 15 vagas foram concedidas durante os Campeonatos Continentais de 2023, com Egito, Argélia e Líbia se garantindo na África, Japão, Irã e Qatar se classificando na Ásia, Polônia, Eslovênia e França ocupando as vagas europeias, Estados Unidos, Canadá e Cuba se juntando da Norceca, com Argentina, Brasil e Colômbia representando a América do Sul.
As 15 vagas restantes foram alocadas para as melhores seleções no ranking mundial da FIVB em 30 de agosto de 2024, ainda não classificadas: Alemanha, Sérvia, Holanda, Ucrânia, Bélgica, Turquia, República Tcheca, Bulgária, Portugal, Finlândia, Tunísia, China, Romênia, Chile e Coreia.
O Campeonato Mundial masculino será realizado nas Filipinas de 12 a 28 de setembro de 2025, e o sorteio ocorrerá em Manila, em 14 de setembro de 2024 e será transmitido pelo canal do YouTube da Volleyball World.
O sistema para determinar as 32 seleções femininas que competirão na Tailândia no ano que vem foi exatamente o mesmo, com o país anfitrião e a atual campeã Sérvia garantindo suas vagas automaticamente.
Dos Campeonatos Continentais se classificaram Quênia, Egito e Camarões (África), China, Japão e Vietnã (Ásia), Turquia, Holanda e Itália (Europa), República Dominicana, Estados Unidos e Canadá (Norceca) e Brasil, Argentina e Colômbia (América do Sul).
As 15 vagas alocadas pelo ranking foram para Polônia, Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Porto Rico, Ucrânia, França, Bulgária, Cuba, Suécia, México, Eslovênia, Eslováquia, Espanha e Grécia.
As datas exatas do Campeonato Mundial Feminino de 2025 e informações sobre o sorteio do torneio serão divulgadas em breve.