
Mundial feminino de 2029 tem sede confirmada
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou, neste domingo (28/9), as Filipinas como sede do Campeonato Mundial feminino de 2029. O país asiático foi confirmado pelo presidente Fábio Azevedo, na presença da convidada Leila Barros, antes da final do Mundial masculino, entre Itália x Bulgária, em Manila, a capital filipina.
“O Campeonato Mundial Feminino será realizado pela primeira vez nas Filipinas, uma nação com uma profunda paixão pelo vôlei. As Filipinas estão atualmente entregando um excelente Mundial Masculino de 2025. A competição mostrou a excelência organizacional do país, a calorosa hospitalidade e o incrível entusiasmo de seus torcedores. A edição de 2029 representa uma oportunidade de construir um legado duradouro e impactante para o esporte e seus fãs nas Filipinas e em toda a região”, publicou a FIVB.
– Organizar o Campeonato Mundial feminino de 2029 nas Filipinas é uma oportunidade de mostrar novamente não apenas o melhor do vôlei, mas também o impacto positivo que nosso esporte tem na sociedade. O voleibol é único em sua acessibilidade, inclusão e capacidade de unir pessoas de todas as origens. Isso tem sido tão profundo aqui nas Filipinas neste Campeonato Mundial masculino. Não temos dúvidas de que será o mesmo para a edição de 2029. Juntos, estamos dando mais um passo para dobrar o Movimento Global de Voleibol de mais de 800 milhões para 1,6 bilhão de pessoas, garantindo um futuro ainda mais brilhante para o vôlei em todo o mundo – disse o brasileiro.
Na última sexta-feira a FIVB já havia feito outros anúncios, como a organização da edição feminina do Mundial, em 2027, em parceria entre Estados Unidos e Canadá. No masculino, a Polônia será a sede em 2027 e o Qatar em 2029.