Conegliano Mundial
Home Destaques Mundial feminino de clubes: FIVB prepara anúncios oficiais
Destaques - Internacional - Mundial de Clubes - 13 de novembro de 2025

Mundial feminino de clubes: FIVB prepara anúncios oficiais


Com apenas 25 dias pela frente para a abertura do Campeonato Mundial feminino de clubes, em São Paulo, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) prepara o anúncio oficial das diversas pendências do evento.

A principal é a confirmação do Mercado Livre Arena Pacaembu como sede da competição. Sem outras opções viáveis de instalações esportivas para o período da disputa (8 a 14 de dezembro) na capital paulista, restou o local sem tradição recente de receber o vôlei e com capacidade bem menor do que as últimas edições da competição (3 mil lugares).

Em 2023 e 2024, o Huanglong Sports Center recebeu o Mundial, em Hangzhou, na China, comportando oito mil torcedores. Em Antalya, na Turquia, em 2022, a capacidade da arena era 10 mil pessoas, já menor do que o palco do Mundial de 2021, em Ankara: 13 mil lugares.

Como a Prefeitura de São Paulo é uma das “patrocinadoras” do evento em 2025 não era viável, por exemplo, realizar a competição em São José dos Campos, na Arena Farma Conde, maior, moderna e já acostumada a receber a modalidade.

INGRESSOS

Com a oficialização do local pela FIVB até este fim de semana, as informações sobre a venda de ingressos, como preço e plataforma de comercialização, deverão acontecer no início da próxima semana.

A divisão dos grupos também não aconteceu anteriormente por conta da indefinição do oitavo participantes até o início desta semana. Depois de negativas de times asiáticos, a FIVB voltou o foco para as Américas, pela facilidade com questões logísticas para uma decisão “quase em cima da hora”. E a opção pelos Estados Unidos evitou que metade dos participantes fosse da América do Sul, algo desproporcional.

Escolhido, o Orlando Valkyries, campeão da Major League Volleyball ou Pro Volleyball, também atende interesses políticos. A competição não é a principal dos Estados Unidos desde a criação da LOVB. Mas está na grade da VBTV atualmente, diferentemente da outra liga.

Pelo regulamento das últimas edições, a divisão dos grupos não necessita de sorteio. O organizador entra no Grupo A, neste caso, o Osasco/São Cristóvão Saúde. O Dentil/Praia Clube vai para o B, já que times dos mesmo país não ficam na mesma chave.

O mesmo vale para Conegliano e Scandicci, os representantes italianos. Como o time de Daniele Santarelli é o atual campeão, ele vai para o Grupo B pela “performance recente” como cabeça de chave.

Os demais times são espalhados a partir de um ranking baseado na participação no Mundial anterior e na posição final no respectivo campeonato continental disputado. Seguindo tais preceitos, a divisão a ser oficializada será:

A
Osasco (BRA)
Scandicci (ITA)
Zhetysu (KAZ)
Alianza (PER)

B
Conegliano (ITA)
Praia (BRA)
Zamalek (EGI)
Orlando (EUA)