Mundial: mineiros terão italianos como principais rivais
Com presenças de Sada Cruzeiro e Praia Clube, competição acontecerá entre 10 e 15 de dezembro, em Uberlândia (MG)
A FIVB anunciou nesta sexta-feira (18/10) a Arena Sabiazinho, em Uberlândia, como palco da edição de 2024 do Mundial de Clubes masculino. A competição, que será realizada entre os dias 10 e 15 de dezembro, colocará os mineiros Sada Cruzeiro, atual campeão sul-americano, e Praia Clube, detentor de uma das vagas por ser anfitrião, frente a frente com outras seis equipes, incluindo duas potências italianas.
O Trentino, atual vencedor da Champions League, e o Civitanova, que ficou com a vaga deixada pelo polonês Jastrzebski Wegiel, desistente, prometem ser as grandes pedras no sapato dos brasileiros na briga pela taça. O Mundial contará ainda com os iranianos Foolad Sirjan Iranian e Shahdab Yazd, campeão e vice do Asiático, o argentino Ciudad Voley, atual vice-campeão sul-americano, e o egípcio Al Ahly SC, atual campeão africano.
Na última edição do Mundial de Clubes, o Perugia ficou com o bicampeonato consecutivo, ao bater o Itambé Minas na final, em Bangalore, na Índia, por 3 a 0.
O Brasil volta a sediar a competição após dois anos. A última foi em Betim (MG), em 2022, quando os italianos do Perugia também fizeram a festa, desta vez diante do Trentino.
Com quatro títulos do Mundial em sua galeria, o Sada Cruzeiro busca se igualar ao Trentino como maior vencedor da competição mais prestigiada de clubes do calendário. O time mineiro, comandado por Filipe Ferraz, foi ao topo do pódio em 2013, 2015, 2016 e 2021. O Praia, por sua vez, chega à disputa pela primeira vez no masculino.