Bulgária e Bélgica, finalistas do Campeonato Europeu Sub-18 em 2024, devem estar entre as principais candidatas ao título do Mundial Sub-19
Home Categorias de base Mundial sub-19 feminino: saiba tudo sobre a competição

Mundial sub-19 feminino: saiba tudo sobre a competição


Uma das principais competições de base do vôlei feminino internacional está prestes a começar. A partir desta quarta-feira (2/7), Croácia e Sérvia recebem o Campeonato Mundial sub-19, que reunirá as 24 melhores seleções do planeta em busca do título da 19ª edição do torneio.

Disputado até o dia 13 de julho, domingo, o Mundial terá jogos nas cidades de Osijek, na Croácia, e Vrnjacka Banja, na Sérvia. As seleções foram divididas em quatro grupos de seis equipes, que jogam entre si na primeira fase. As quatro melhores de cada chave avançam às oitavas de final. As finais e a disputa do bronze estão marcadas para o dia 13, em Osijek.

A abertura oficial da competição será às 15h15 (horário local / 10h15 de Brasília), com quatro partidas simultâneas: Egito x Canadá (Grupo A), Bulgária x Polônia (Grupo C), Argentina x Porto Rico (Grupo B) e Japão x Bélgica (Grupo D).

Veja como estão distribuídos os grupos do Mundial:

Grupo A (Osijek): Canadá, Croácia, Egito, Alemanha, México e Tailândia
Grupo B (Vrnjacka Banja): Argentina, Brasil, Taiwan, República Dominicana, Porto Rico e Sérvia
Grupo C (Osijek): Bulgária, Peru, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos
Grupo D (Vrnjacka Banja): Bélgica, Chile, China, Itália, Japão e Tunísia

Desde 1989, o torneio já revelou estrelas como Natalia (Brasil), Yuan Xinyue (China) e Paola Egonu (Itália). A atual campeã é a seleção dos Estados Unidos, enquanto a China é a maior vencedora da história, com quatro títulos. Com tradição, estrutura e talento, o Brasil entra em quadra buscando manter sua hegemonia entre as potências da base mundial.

A Seleção Brasileira chega à competição como um das favoritas, não apenas pela tradição, com 10 medalhas conquistadas (3 ouros, 4 pratas e 3 bronzes), mas também pela preparação intensa ao longo de 2025. A equipe treinada por Maurício Thomas realizou um longo período de treinos no Centro de Desenvolvimento de Saquarema (RJ), além de amistosos internacionais na França contra Alemanha e China.

A estreia brasileira acontece nesta quarta (3/7), às 16h15 (horário de Brasília), contra a República Dominicana, em Vrnjacka Banja, na Sérvia. O Brasil está no Grupo B, que ainda conta com Argentina, Porto Rico, Taipé Chinês e as anfitriãs sérvias.

A sequência da fase de grupos da seleção brasileira terá:

3/7 (quinta-feira): Brasil x Porto Rico – 16h15
4/7 (sexta-feira): Brasil x Argentina – 16h15
6/7 (domingo): Brasil x Taipé Chinês – 16h15
7/7 (segunda-feira): Brasil x Sérvia – 13h15

Para a disputa do Mundial sub-19 o Brasil terá à disposição as opostas Luize Tavares e Vallentina Rohsig; as levantadoras Luanna Markus e Maria Eduarda de Lima; as ponteiras Giovanna Micaelli, Laura Maccarone, Marina Maccarone e Mikaela Hestmann; as centrais Giovana Guimarães, Lara Gabrielle e Nayla Ferreira; e a líbero Vitória Belfort.