
Mundial: Turquia vence a Bulgária e se garante nas oitavas
A Turquia garantiu, nesta segunda-feira (25/8), vaga nas oitavas de final do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei, após derrotar a Bulgária por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-19 e 25-13, na cidade de Nakhon Ratchasima, na Tailândia, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo E. Na estreia da competição, no sábado, o time comandado pelo técnico Daniele Santarelli derrotou a Espanha também por 3 a 0.
A outra seleção já classificada no Grupo E é o Canadá, adversária da Turquia na próxima quarta-feira (27/9), às 6h (horário de Brasília), no encerramento da fase classificatória, valendo a liderança do grupo. Quem passar em primeiro nesta chave vai enfrentar, nas oitavas de final, o segundo colocado do Grupo D, que tem Estados Unidos (já classificado), Argentina, República Tcheca e Eslovênia.
Santarelli segue mantendo a capitã Eda Erdem no banco e começou o jogo com a levantadora Ozbay, a oposta Melissa Vargas, Karakurt e Erkek nas pontas, Gunes e Jack-Kisal no meio e a líbero Orge.
Vargas foi novamente o destaque da Turquia e a maior pontuadora do jogo com 20 acertos (19 de ataque e 1 de bloqueio), com aproveitamento de 69%. Ela deixou a quadra quando o time perdia por 7 a 1 no terceiro set.
Karakurt cresceu no jogo com a ausência da oposta e finalizou com 13 pontos (10 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque). Na sequência vieram, com oito pontos, Kisal (6 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio) e Gunes 8 (3 de ataque, 5 de bloqueio). O destaque da Bulgária foi a ponteira Milanova, com 11 pontos de ataque.
A Bulgária chegou a estar vencendo o a Turquia por três pontos de diferença no primeiro set (19 a 16) e teve o contra-ataque para fazer 20 a 16, mas não soube aproveitar a chance. As turcas acionaram Vargas no momento do sufoco e a oposta assumiu a responsabilidade nos momentos decisivos para terminar a parcial com 11 pontos.
No terceiro set, as búlgaras novamente abriram boa vantagem, 9 a 2, mas não conseguiram sustentar e levaram a virada por 25 a 13.
Brasil
Líder do Grupo C e já classificado para as oitavas de final com duas vitórias – sobre a Grécia por 3 a 0 e sobre a França por 3 a 2 – o Brasil enfrenta Porto Rico nesta terça-feira (25/8), às 9h30 (de Brasília) para tentar assegurar a primeira colocação da chave. O jogo terá transmissão pelo Sportv 2, VBTV (streaming da Volleyball World) e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagens). Se o Brasil avançar em primeiro, vai enfrentar o segundo colocado do Grupo F, que tem China, República Dominicana, México e Colômbia.