
Ngapeth, Nimir, Lopez e Muserskiy: destaques do Asiático
O Campeonato Asiático masculino de clubes ganhou reforços de última hora para a edição de 2025, que acontece a partir deste fim de semana, no Japão. Craques do calibre de Earvin Ngapeth e Nimir Abdel-Aziz estarão em ação na competição.
Atual campeão asiático, o Foolad Sirjan, do Irã, se reforçou com o ponteiro francês Earvin Ngapeth, MVP das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, e com o meio de rede cubano Javier Concepción. O time reúne ainda boa parte da base da seleção iraniana, como Seyed, Esfandiar, Mirzajanpour, Marandi, entre outros.
Já o Al-Rayyan, do Qatar, fechou com um trio de peso: o oposto holandês Nimir Abdel-Aziz, o ponta esloveno Tine Urnaut e o ponta/oposta malinês Noumory Keita. Nimir acaba de ser eleito o MVP do Campeonato Japonês pelo Nagoya Wolfdogs, sendo ainda o melhor oposto, jogador mais impressionante e maior pontuador. Por falar em destaque na pontuação, Keita liderou o ranking no Campeonato Italiano, com a camisa do Verona.
Donos da casa, os times japoneses também são fortes candidatos ao título. O Osaka Bluteon conta com o cubano Miguel Lopez, ex-Sada Cruzeiro, além do astro local Yuji Nishida. Já o Suntory Sunbirds, que acaba de conquistar o Campeonato Japonês, tem o russo Dmitriy Muserskiy como referência, além de Ran Takahashi.
O torneio de clubes da Ásia poderia contar ainda com o craque polonês Wilfredo Leon, com a camisa dos chineses do Shanghai Bright. Mas o ponteiro segue em ação com o Lublin, nas finais da PlusLiga, precisando de mais uma vitória para ser campeão.
Confira a divisão dos grupos do Asiático, que garantirá vaga aos dois primeiros no próximo Mundial de clubes:
GRUPO A
Suntory Sunbirds (JAP)
Queenland Pirates (AUS)
Aqtobe (CAZ)
GRUPO B
Osaka Bluteon (JAP)
Shanghai Bright (CHN)
Cignal (FIL)
GRUPO C
Foolad Sirjan (IRA)
Taichung Bank (TPE)
Nakhon Ratchasima (TAI)
GRUPO D
Al-Rayyan (QAT)
Sport Center (VIE)
Muharraq (BRN)