Nicola
Home Destaques Nicola agradece ao Minas por “aposta” em seu trabalho
Destaques - Superliga - Vaivém - 8 de maio de 2025

Nicola agradece ao Minas por “aposta” em seu trabalho

Em despedida oficial, técnico italiano lembrou da oportunidade dada pela diretoria do clube em 2019, quando substituiu Stefano Lavarini


O italiano Nicola Negro se despediu oficialmente do Gerdau Minas após seis temporadas com uma homenagem do clube, nesta quinta-feira (8/5), e um discurso de gratidão pela oportunidade que recebeu da diretoria quando ainda não era um nome consolidado nas maiores ligas do mundo. Além de conquistar os principais títulos no Brasil, o técnico foi responsável pela formação e pelo amadurecimento de atletas de destaque no cenário nacional e internacional.

Antes de assumir a equipe mineira, em 2019, ele comandou o Trentino Rosa, time que disputava a série A2 do vôlei italiano. A missão não era nada simples. Ele desembarcou em Minas Gerais para substituir Stefano Lavarini, que deixaria o clube para assumir a seleção feminina da Coreia do Sul. A desconfiança da torcida, na época, era inevitável, mas o italiano foi mostrando, aos poucos, que era capaz de manter o elenco no topo.

– Muito se fala da minha coragem, mas para mim os mais corajosos foram os diretores que apostaram em mim há seis anos atrás. O Minas saía de um ciclo vitorioso e eles apostaram no meu trabalho para dar sequência. Agradeço a homenagem feita pelo clube e o carinho dos torcedores e dos membros da comissão técnica. Deixo um pedaço do meu coração aqui no Minas – disse Nicola Negro, que nesta sexta será apresentado pelo Chieri.

No comando do Gerdau Minas, Nicola Negro acumulou 13 títulos nacionais e internacionais: é tricampeão da Superliga (20/21, 21/22 e 23/24), do Mineiro (20, 22 e 24) e do Sul-Americano (20, 22 e 24), e bicampeão da Copa Brasil (21 e 23) e da Supercopa (24 e 25). Foram 24 finais no período.