Nicola Negro comanda o México
Home Destaques Nicola Negro leva México ao bronze na Norceca Final Six
Destaques - Internacional - 1 de julho de 2024

Nicola Negro leva México ao bronze na Norceca Final Six

Campeão da Superliga com o Minas, treinador conquista medalha em curto torneio na América Central


Sob o comando do técnico italiano Nicola Negro, atual campeão da Superliga Feminina com o Gerdau Minas, a seleção mexicana conquistou o terceiro lugar no torneio Final Six feminino da Norceca. Na decisão pela medalha de bronze, o México derrotou o Porto Rico por 3 sets a 1 (26-24, 25-23, 23-25, 25-21).

A competição, organizada pela Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe de Voleibol), foi realizada em Santo Domingo, capital da República Dominicana. As donas da casa ficaram com o ouro após derrotarem os Estados Unidos por 3 sets a 2 na grande final.

As equipes foram divididas em dois grupos, cada um com três seleções. As da América do Norte (Canadá, México e Estados Unidos ficaram no A), enquanto as da América Central (Porto Rico, República Dominicana e Cuba).

O México de Nicola Negro dominou nos ataques (58-54), nos bloqueios (11-7) e nos saques (6-5). Karina Flores foi a melhor jogadora ofensiva das mexicanas com 18 pontos, enquanto Sofía Maldonado e Uxue Guereca somaram 16 e 11, respectivamente. Já pela seleção porto-riquenha, quem mais se destacou ofensivamente foi Grace López com 29 pontos, seguida por Paola Santiago com 10 e Stephanie Rivera, com 9.

– Estamos muito felizes porque as meninas queriam ganhar essa medalha e foi um jogo importante porque deu pontos para o ranking e isso nos permitirá jogar competições importantes no próximo ano com equipes fortes e assim continuar nosso crescimento – comentou Nicola.

Já o treinador de Porto Rico, Juan Carlos Núñez, pontuou:

– Foi um jogo em que tivemos as nossas opções, tivemos as nossas oportunidades no primeiro e no segundo set, mas não conseguimos fechá-las. Ao longo do torneio tivemos sets com 3 e até 4 pontos de vantagem mas não tivemos aquela pessoa que em determinados momentos pudesse carregar o grupo e não fechamos no final. Por exemplo, no jogo de hoje dependemos ofensivamente de um único jogador e a segunda pessoa que não conseguiu fazer isso não esteve conosco nos últimos dois jogos e foi o que aconteceu – analisou.