
Nikolov pai tem marca igualada pelos filhos no Mundial
A família Nikolov escreveu mais um capítulo importante na história do vôlei da Bulgária. A seleção masculina voltou às quartas de final de um Campeonato Mundial depois de 15 anos, ao vencer Portugal, com o mesmo DNA como protagonista.
Em 2010, na Itália, Vladimir Nikolov foi o destaque búlgaro ao chegar entre os oito melhores da competição. Agora, em 2025, nas Filipinas, os filhos dele, Aleksandar e Simeon, comandam a Bulgária para uma nova participação nas quartas de final.
15 anos atrás, o então oposto Vladimir ajudou a Bulgária a terminar em sétimo lugar. No caminho, uma histórica partida contra o Brasil, quando ninguém queria ganhar para ter uma sequência “mais tranquila” no Mundial.
Os búlgaros venceram por 3 a 0, com 12 pontos do capitão Nikolov. Do lado brasileiro, o oposto Theo jogou como levantador na ausência de Marlon e Bruninho. Houve uma vaia histórica na cidade de Ancona, com a torcida ficando de costas para a quadra para protestar. O Brasil acabaria sendo o campeão daquela edição.
Agora o ponteiro Aleksandar e o levantador Simeon, também chamado de Moni, tentam levar o legado do pai a outro patamar. Nas quartas de final, a seleção búlgara espera por Estados Unidos ou Eslovênia.
Em 2006, a Bulgária conquistou a quarta e última medalha de sua história nos Mundiais, com Vlad Nikolov em ação. Foi o bronze na edição do Japão, vencendo Sérvia e Montenegro na disputa pelo terceiro lugar. O resultado repetiu as participações de 1986, 1952 e 1949.
Será que os filhos agora conseguirão superar o pai com um resultado ainda melhor 19 anos depois?