
Novara conquista a Copa CEV na Romênia
Embalado na reta final da temporada, o Novara conquistou nesta terça-feira (1/4) mais um título internacional em sua história. Na Romênia, o time italiano pôde festejar a Copa CEV 2024/2025 ao vencer dois sets sobre Alba Blaj, parciais de 30-28 e 25-17.
Como havia vencido o jogo de ida, da decisão, por 3 a 1, o Novara garantiu o título antes do fim da partida de volta. O time das brasileiras Drussyla e Mara precisava ganhar sem o tie-break hoje para forçar o golden set.
Foi a terceira conquista do clube na Copa CEV, a segunda em importância na Europa. As anteriores aconteceram nas temporadas 2025/2006 e 2008/2009. Na galeria de troféus do Novara, o principal título foi conquistado em 2018/2019 na Champions League.
O time dirigido por Lorenzo Bernardi vive seu melhor momento na temporada. No sábado, pela segunda partida da série em melhor de cinco das semifinais do Campeonato Italiano, o Novara encerrou a longa invencibilidade do Conegliano. Eram 50 jogos seguidos da equipe de Daniele Santarelli, batida por 3 a 0 no fim de semana. Veja mais no Canal do Web Vôlei no YouTube.
Com o título garantido ao fim do segundo set, Bernardi poupou boa parte das titulares. Saíram Tatiana Kadochkina-Tolok, Mayu Ishikawa, Sara Bonifácio, Maja Aleksic, dando oportunidade para Taylor Mims, Francesca Villani, Alessia Mazzaro e Federica Squarcini. Mesmo com as reservas, triunfo do Novara na terceira parcial por 28-26.
Tolok terminou a partida com 22 pontos, uma marca fantástica para dois sets. Apenas na primeira parcial a russa marcou 16 vezes. Ela teve 68% de aproveitamento no ataque.
Drussyla liderou o Alba Blaj com 13 pontos: 10 no ataque, com 43% de eficiência, dois blocks e um ace. No passe, 52% de positividade. Já Mara colaborou com cinco, todos no ataque, com 42% de aproveitamento.