
Novara dá trabalho, mas não consegue derrubar o Conegliano
A invencibilidade do Conegliano na temporada 2024/2025 foi colocada à prova neste domingo (16/2). Diante de um aguerrido Novara, empurrado pela sua torcida, o time de Daniele Santarelli ganhou apenas no tie-break, parciais de 25-19, 19-25, 25-23, 19-25 e 15-10, pelo returno do Campeonato Italiano.
Foi a primeira vez que as Panteras jogaram cinco sets em partidas oficiais na temporada 2024/2025. Agora são seis sets perdidos pelo Conegliano em 23 rodadas do Italiano. A campanha é dividida em 18 vitórias por 3 a 0, quatro por 3 a 1 e esta no tie-break, somando a pontuação de 68 pontos na primeira colocação. O Novara, em quarto lugar, tem 49 pontos: 17 resultados positivos e seis negativos.
No rodízio feito por Santarelli na escalação, hoje foi a vez da levantadora Joanna Wolosz ficar no banco de reservas, com oportunidade para a japonesa Nanami Seki. No meio de rede, Sara Fahr não foi utilizada, com Marina Lubian e Cristina Chirichella em ação.
O que não mudou foi a importância de Gabi. A ponteira brasileira terminou a partida com 21 pontos: 17 no ataque e quatro no bloqueio. A camisa 1, inclusive, foi que mais pontuou no block na partida. Ela foi eleita a MVP do jogo.
A ponteira chinesa Ting Zhu e a oposta sueca Isabelle Haak também tiveram muita importância na construção do resultado, com 22 e 19 pontos, respectivamente.
Como já aconteceu em outros momentos da temporada, o Conegliano mostra uma frieza fora do comum na hora de fechar os sets equilibrados. Foi assim na terceira parcial, quando Novara poderia ter voltado a comandar o placar, garantindo ao menos a disputa de um tie-break. Na última parcial, já com Wolosz no time, o bom início garantiu as Panteras na frente para controlar o marcador até o fechamento, contando com erros em excesso do rival, principalmente no saque.
Pelo Novara, que fez um quarto set primoroso, a oposta americana Taylor Mims foi a maior pontuadora, com 21 acertos, seguida pelas meios de rede Sara Bonifacio e Maja Aleksic, com 14 e 11, respectivamente. A russa Tatiana Kadochkina-Tolok teve dificuldades no ataque e contribuiu com nove pontos.