
Novara encerra a invencibilidade do Conegliano
29 de março. O dia ficará marcado na história da temporada 2024/2025 do vôlei pela primeira derrota do Conegliano, em praticamente seis meses de disputas, somando Copa Itália, Supercopa, Campeonato Italiano e Champions League. Neste sábado, o time de Daniele Santarelli foi superado pelo Novara por 3 sets a 0, parciais de 25-19, 25-20 e 25-23, fora de casa, pela segunda rodada da série em melhor de cinco das semifinais do Italiano.
E os placares acima deixam claro como o resultado foi contundente. O Novara praticamente dominou do início ao fim. Colocou pressão no saque, teve uma distribuição melhor e mais precisa e foi mais eficiente na virada de bola e nos contra-ataques.
Do lado do Conegliano, cenas inéditas na temporada. Santarelli irritado com a falta de atenção e de atitude das atletas nas coberturas. Joanna Wolosz longe dos melhores dias, distribuindo algumas “jacas”. O passe sofrendo, mesmo com as estelares Gabi, Ting Zhu e Monica De Gennaro em ação. A ponto da melhor líbero do planeta levar dois aces em sequência.
Em um momento do segundo set, Santarelli chegou tirar Gabi e Zhu quase ao mesmo tempo. No terceiro, repetiu a dose. Ajuda a entender como quase tudo funcionou de um lado e quase nada deu certo de outro.
Um dos raros bons momentos do Conegliano foi no início do terceiro. Numa passagem de Gabi, o time abriu 4 a 0. Mas foi um lapso do até então poderoso e invicto. Com grande atuação ofensiva da russa Tatiana Kadochkina-Tolok, o Novara virou e fechou com estilo. A oposta finalizou a partida com 26 pontos: 21 no ataque, dois no bloqueio e três no saque. Faturou merecidamente o prêmio de MVP. A japonesa Mayu Ishikawa e a alemã Lina Alsmeier fizeram 12 cada.
Pelo Conegliano, a sueca Isabelle Haak anotou 20, cinco deles no block, mas sentiu falta das demais companheiras no ataque. Zhu finalizou com dez e Gabi fez apenas seis. A última derrota do time em jogos oficiais havia acontecido em 17 de abril do ano passado.
Com a série empatada em 1 a 1, teremos ao menos a disputa de um quarto jogo. O terceiro será no domingo, com mando do agora ex-invicto Conegliano.
NOVARA: Bosio, Kadochkina-Tolok, Ishikawa, Almeier, Bonifácio, Aleksic e Fersino (líbero). Entraram: Mims, De Nardi. Técnico: Lorenzo Bernardi.
CONEGLIANO: Wolosz, Haak, Gabi, Zhu, Chirichella, Fahr e De Gennaro (líbero). Entraram: Lubian, Seki, Adigwe, Lanier, Lukasik. Técnico: Daniele Santarelli.