
Nove técnicos da Superliga nas CT´s das Seleções em 2025
O anúncio das comissões técnicas das Seleções Brasileiras adultas e de base para 2025, nesta quinta-feira (17/4), confirmou nove treinadores da atual Superliga entre os escolhidos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Da principal competição feminina de clubes do Brasil serão cinco: Bernardinho (Sesc RJ Flamengo), Wagão (Flor de Ypê/Paulistano/Barueri), Marcos Miranda (Dentil/Praia Clube), Aldory Jr. (Unilife/Maringá) e Maurício Thomas (Abel Moda). Os outros quatro dirigiram equipes masculinas na Superliga: Rubinho (Joinville), Fabiano Magoo (Praia), Nery Tambeiro (Vedacit Guarulhos) e Anderson Rodrigues (Sesi Bauru).
Confira a divisão destes nove profissionais e os demais anunciados pelas diferentes categorias:
Seleção feminina – José Roberto Guimarães, Paulo Coco e Wagão
Seleção masculina – Bernardinho, Rubinho e Marcelo Fronckowiak
Sub-26 feminina (Universitária) – Aldory Jr.
Sub-26 masculina (Universitária) – Fabiano Magoo
Sub-23 feminina – Marcos Miranda e Leandro Pereira
Sub-23 masculina – Nery Tambeiro e Fabiano Magoo
Sub-21 feminina – Wagão, Rodolfo Ferreira e Mirtes Benko
Sub-21 masculina – Anderson Rodrigues, Rodolfo Lino e Gabriel da Cunha
Sub-19 feminina – Maurício Thomas, Vinícius Gamino e Helga Sasso
Sub-19 masculina – Luis Carlos Kadilac, Marcel Kodama e Marcelo Sá
Sub-16 feminina – Marcelo Freitas, Aguinaldo Santos, Francileide da Costa e Inácio Jr.
Sub-16 masculina – Marcelo Zeni, Marcos Toloni, Patrícia Apolinário e Leandro de Carvalho
MODERNIZAÇÃO
A CBV anunciou que, em conjunto com os coordenadores técnicos Bernardinho e José Roberto Guimarães, os profissionais de preparação física e das áreas de saúde das seleções elaboraram um protocolo único para avaliação contínua dos atletas. A CBV ainda adquiriu softwares específicos para o monitoramento do desenvolvimento dos atletas e o aprimoramento técnico das equipes.
“A CBV e os coordenadores técnicos optaram por treinadores e assistentes com experiência no desenvolvimento de jovens atletas em transição das equipes de base para a seleção principal. O trabalho terá ênfase no aprimoramento de fundamentos específicos e das habilidades motoras. Neste primeiro ano do ciclo olímpico, haverá uma observação diferenciada para atletas entre 18 e 25 anos, com as seleções sub-23 e sub-26. A CBV ainda ampliará o acompanhamento de atletas nos campeonatos nacionais e em torneios regionais e profissionais especialistas em fundamentos participarão da preparação em Saquarema” diz Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.