ranking
Home Destaques Novo ranking da FIVB começa a funcionar na VNL
Destaques - Liga das Nações - 29 de maio de 2021

Novo ranking da FIVB começa a funcionar na VNL

A partir de agora, todo jogo internacional conta pontos


Está em funcionamento o novo ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A partir de agora, o ranking geral será atualizado após cada partida e não após cada competição, como era antes. A nova dinâmica já vale na Liga das Nações.

Após os primeiros três dias de Liga das Nações Feminina, alguns dos destaques incluem o Japão com o maior número de pontos no ranking mundial (15,7). Após derrotar a China por 3 a 0, as japonesas subiram do sétimo para o quarto lugar.

Enquanto isso, os EUA passaram para o primeiro lugar no, com a China em segundo, o Brasil em terceiro e a Turquia em quinto. As atuais 10 melhores equipes também incluem Sérvia, Rússia, Itália, República Dominicana e Holanda, classificadas entre a sexta e a décima, respectivamente.

Para acompanhar o Ranking Mundial de Voleibol Feminino da FIVB ao vivo, clique aqui, enquanto o Ranking Mundial de Voleibol Masculino da FIVB pode ser encontrado aqui.

O ranking tem papel fundamental na classificação para os Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Por exemplo, para o Mundial de 2022, 11 equipes femininas e 12 masculinas se classificarão por meio do ranking e a distribuição dos grupos também usará a classificação.

Com base na pontuação de ambas as equipes e nos dados históricos da partida, o algoritmo calcula as probabilidades de todos os seis resultados da partida (3-0, 3-1, 3-2, 2-3, 1-3 ou 0-3). O resultado real da correspondência é então comparado com os resultados esperados que foram calculados anteriormente. Se uma equipe supera as expectativas, ela ganha pontos no ranking. Se o desempenho do time for inferior, o time perderá pontos no ranking mundial. Quanto mais próximo o resultado real da partida estiver do resultado mais esperado, menor será o número de pontos do ranking mundial que serão ganhos ou perdidos.

O novo sistema considera os resultados das partidas das seguintes competições oficiais:

• Jogos Olímpicos e qualificação

• Campeonatos Mundiais e qualificação

• Liga das Nações

• Copa Challenger

• Copa do Mundo

• Campeonatos Continentais e qualificação

• Eventos internacionais reconhecidos pela FIVB, incluindo competições oficiais anuais organizadas por Confederações Continentais com um mínimo de quatro equipes participantes