Minas
Home Coluna Opinião: Minas anda pra trás na temporada
Coluna - Superliga - 17 de fevereiro de 2023

Opinião: Minas anda pra trás na temporada

Daniel Bortoletto analisa o momento do Gerdau Minas na temporada 2022/2023


A temporada 2022/2023 do vôlei entra na sua reta final. A Superliga se aproxima da segunda metade do returno e os playoffs estão chegando. Momento para os times começarem a apontar para o auge da performance, certo? Não é o que mostra o Gerdau Minas.

Vencedor das últimas três edições da Superliga feminina, o time mineiro não dá sinais de evolução na competição nacional. Para desespero de sua torcida, a equipe parece estar andando para trás, sem indícios de melhoria em uma hora tão importante da temporada.

A atuação do Minas contra o Dentil/Praia Clube é uma prova. Sem Pri Daroit, com lesão no cotovelo, e Carol Gattaz, por decisão de Nicola Negro, o Minas pouco exigiu do seu arquirrival. Prova disso foram os 33 pontos dados em erros. Um set e meio dos três “grátis” para o adversário. Impossível vencer com tais números!

O técnico italiano tem boa parcela de culpa. Ele não parece disposto a aceitar uma mudança entre as levantadoras a esta altura do campeonato. Pri Heldes não conseguiu aplicar, com constância, eficiência e precisão, o jogo pelo meio de rede. Um time com Thaísa, Carol Gattaz e Julia Kudiess tem a obrigação de jogar com as centrais. Diante do Praia, apenas 14 bolas no total foram levantadas para as meios de rede. Deu no que deu. Nas melhores atuações do time, a participação das centrais no ataque foi muito maior.

Por fim, fica a pergunta: será que Jacke treina tão mal assim para não ganhar uma oportunidade como titular?

Individualmente, o problema do Minas também passa por uma temporada bem instável da dominicana Peña e da oposta Kisy. Com muita oscilação da bola de segurança pelas extremidades, o time não consegue resolver as partidas com as bolas altas, quando o passe não sai. Também tenho notado pouca eficiência do saque minastenista, com apenas uma jogadora entre as 20 melhores do fundamento.

Hoje, a posição do Minas no G4 está muito ameaçada por Sesc RJ Flamengo e Fluminense. O momento técnico dos cariocas é bem melhor. Não seria nenhuma surpresa se ambos terminassem na frente, deixando as atuais campeãs sem a vantagem do mando de quadra nos playoffs.

Por Daniel Bortoletto

Números de Dentil/Praia Clube 3 x 0 Gerdau Minas