Home Seleção Brasileira Pan-Americano: Brasil joga mal, mas faz o suficiente para bater o México por 3 a 1
Seleção Brasileira - 1 de agosto de 2019

Pan-Americano: Brasil joga mal, mas faz o suficiente para bater o México por 3 a 1


A Seleção Brasileira Masculina jogou mal e mostrou problemas preocupantes na virada de bola – principalmente na ponta -, mas fez o suficiente para derrotar o México por 3 sets a 1 – parciais de 25/23, 25/19, 22/25, 25/22 -, na noite desta quarta-feira, no Polideportivo Callao, em Lima, no Peru, na estreia dos dois times no Pan-Americano 2019.

O oposto Abouba foi o maior pontuador do confronto, com 20 pontos. O ponteiro Lucas Lóh marcou 13 e o central Matheus Bispo, 11. Com o resultado, o Brasil põe um pé na semifinal.

Brasil x Chile

Nesta quinta-feira, a Seleção enfrenta o Chile – que surpreendeu e derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25/17, 25/17, 17/25, 25/22), nesta quarta -, às 22h30 (horário de Brasília). O SporTV 2 e a TV Record transmitem a partida. Na sexta-feira, os comandados pelo técnico Marcelo Fronckowiak enfrentam os norte-americanos no mesmo horário, no encerramento da fase classificatória.

Os dois melhores do grupo avançam à semifinal, no sábado. A decisão será no domingo. Pelo outro grupo, o A, Porto Rico derrotou o Peru, nesta quarta-feira, por 3 sets a 1 (25/14, 25/20, 21/25, 25/11), e a Argentina bateu Cuba por 3 sets a 0 (28/26, 25/22 e 25/22).

Abouba, maior pontuador do jogo (Wander Roberto/COB)

Rodada

A rodada começa nesta quinta-feira às 14h30 (de Brasília), com Peru x Argentina e, na sequência, às 16h30, jogam Porto Rico e Cuba. Os jogos do Grupo B começam às 20h30, com Estados Unidos x México, antes do confronto do Brasil.

A Seleção Brasileira entrou em quadra com Thiaguinho, Abouba, Matheus Pinta, Éder, Rodriguinho, Lucas Lóh e Rogerinho de líbero. Entraram Carísio, Felipe Roque e Kadu.

O jogo

O jogo não foi bom tecnicamente e o Brasil não jogou bem. O time, nitidamente, sentiu a falta de ritmo de jogo – passou as últimas seis semanas em Saquarema e não fez nenhum amistoso – e sofreu no primeiro set para vencer os mexicanos. Ganhou o primeiro set por 25 a 23 sem uma boa virada de bola e muito mais por conta dos erros mexicanos do que pelos méritos próprios.

Thiaguinho teve uma atuação instável, com erros de precisão e de distribuição e jogou pouquíssimo com os centrais, facilitando a marcação do bloqueio mexicano.

Rodriguinho no ataque (Wander Roberto/COB)

Depois de vencer o segundo set por 25 a 19, sem sustos, o Brasil voltou a jogar mal e o México ganhou a terceira parcial por 25 a 22, marcando bem Abouba, sobrecarregado, nos contra-ataques. No quarto set, Fronckowiak sacou Rodriguinho e colocou Kadu em quadra. Mas, ainda assim, o ajuste com as bolas de ponta não era o ideal. O México cometeu muitos erros, facilitando a vida da Seleção Brasileira, que fechou o quarto set por 25 a 22 e o jogo por 3 sets a 1.

LEIA MAIS:

Tabela da Seleção Masculina no Pan-Americano

Tabela da Seleção Feminina no Pan

Dias e horário dos jogos do Brasil no Pré-Olímpico

Italiano, novo técnico do Minas já chega falando português

Entrevista exclusiva com o comentarista Marco Freitas