Seleção Brasileira é uma das candidatas ao pódio em Paris
Home Destaques Paris 2024: Mulheres serão maioria na delegação brasileira
Destaques - Paris-2024 - 15 de julho de 2024

Paris 2024: Mulheres serão maioria na delegação brasileira

Jogos na França terão 153 mulheres, representando 55% do total da delegação brasileira em Paris


Os Jogos Olímpicos de Paris ainda nem começaram, mas já entraram para a história do esporte feminino. Pela primeira vez na história, o número de homens será igual ao de mulheres entre as delegações: 5.250 de cada gênero. Serão 19 dias de evento, de 26 de julho a 11 de agosto. 

A delegação brasileira nos Jogos de Paris também tem alta representatividade feminina. Aliás, pela primeira vez na história, a maioria é de mulheres: 153, representando 55% do total  de 277.  A título de comparação, as mulheres representavam 47% da delegação em Tóquio.

– Há dois ciclos olímpicos, após ser identificada uma oportunidade de crescimento do esporte feminino, o COB começou a investir especificamente nas mulheres. Não só atletas, mas também para tentar aumentar o número de treinadoras e gestoras. Com esse objetivo foi criada, em 2021, a área Mulher no Esporte no COB. As confederações também fizeram investimentos específicos no Feminino. Foi realmente uma estratégia que deu certo, e temos mais atletas se destacando internacionalmente – comentou Mariana Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB e subchefe da Missão Paris 2024.

A ascensão das mulheres brasileiras faz com que exista uma projeção de outra marca importante a ser alcançada em Paris: elas conquistarem mais pódios do que os homens, assim como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.

– Existe sim uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos. No Pan de Santiago já tivemos mais medalhas de mulheres, foi a primeira vez em um evento multiesportivo que isso aconteceu. E a chance de acontecer isso em Paris também é grande, porque temos mais mulheres na delegação e temos muitas delas com histórico recente de grandes desempenhos em nível internacional – disse Rogério Sampaio, Diretor-geral do COB e Chefe da Missão Paris 2024.

O maior número de vagas em esportes coletivos foi determinante para que as mulheres fossem maioria no Time Brasil. Elas obtiveram vagas no futebol, vôlei, handebol e rúgbi, enquanto os homens carimbaram seus lugares no vôlei e no basquete. O número de atletas pode sofrer pequenas alterações pela realocação de vagas para brasileiros ou por conta de lesão comprovada.