Paris-2024
Home Paris-2024 Paris-2024: vôlei testará operação olímpica do COB
Paris-2024 - 27 de julho de 2022

Paris-2024: vôlei testará operação olímpica do COB

Detalhes do planejamento do Comitê Olímpico do Brasil foram divulgados nesta terça-feira


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou, nesta terça-feira, detalhes do planejamento esportivo e da logística operacional para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O grande diferencial, mais uma vez, serão as bases de apoio. Ao todo, o Time Brasil terá cinco locais exclusivos, entre eles o principal, a 600m da Vila Olímpica. E o vôlei terá um papel de destaque.

– Estamos reunidos para celebrar um marco fundamental na caminhada brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e falar sobre o planejamento do COB diante de um ciclo curto e desafiador. Daqui a exatos dois anos, esperamos voltar a ver as arquibancadas lotadas de torcedores e amantes do esporte vibrando com os feitos dos maiores atletas do mundo. Será um ciclo curto e intenso para todos nós, em que seguimos tendo ótimos resultados esportivos e que nos enchem de orgulho. Subimos ao pódio, fizemos história e quebramos recordes. Seguimos confiantes nessa caminhada até 2024 – declarou Paulo Wanderley, presidente do COB, elogiando os resultados esportivos recentes do país.

Outro ponto destacado foi a importância da definição com antecedência das bases de apoio do Brasil na França, planejamento que teve início em 2020 para oferecer atendimentos de excelência como fazem alguns dos principais comitês olímpicos nacionais mundo afora.

Diferentemente de Tóquio e seu fuso-horário de 11 horas em relação ao Brasil, que exigia uma aclimatação mais intensa, em Paris a operação do COB funcionará exclusivamente no período dos Jogos. Em Saint-Ouen, o COB terá cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica. Cada um desses locais oferecerá serviços específicos no período dos Jogos.

Monumento histórico e símbolo da cidade, o Château Saint-Ouen pode acomodar serviços médicos, preparação mental, áreas operacionais e alimentação brasileira, além de ser o ponto de encontro dos atletas com seus amigos e familiares. Função similar terá a Escola Petit Prince, base de apoio voltada à performance esportiva. No Parque das Docas será construída uma quadra temporária e exclusiva para o vôlei de praia.

Já no Ginásio das Docas, as seleções masculina e feminina de vôlei poderão realizar seus treinos de quadra e academia a menos de 10 minutos da Vila Olímpica, sem restrição de horário. Por fim, a Serra Wangari receberá a operação de uniformes. A seleção masculina de vôlei será a primeira a testar a operação em Saint-Ouen. A equipe estará na cidade francesa em agosto, às vésperas do Campeonato Mundial.

– O trabalho do COB começou antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio e essa é a concretização desse planejamento de longo prazo, trabalhado por várias mãos, em busca de oferecer suporte na preparação dos nossos atletas. Nós criamos estratégias e entendemos ser extremamente importante dar apoio em todos os detalhes para que os nossos atletas só se preocupem em competir – afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

Além de Saint-Ouen, o COB oferecerá bases de apoio às modalidades esportivas cujas competições serão realizadas fora de Paris. São os casos da vela, em Marselha; do handebol, em Lille; do remo e da canoagem, em Seine-et-Marne; e do surfe, no Taiti.