Paris-24: medalhas, com ferro da Torre Eiffel, são apresentadas
O grande sonho de consumo de milhares de atletas foi revelado nesta quinta-feira (8/2). O Comitê Organizador apresentou as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024.
A novidade é que cada medalha terá uma peça original da Torre Eiffel em sua composição. O desenho foi feito pela empresa Chaumet, do Grupo LVMH. No design, como o próprio Comitê diz, a óbvia escolha de “associar o monumento icónico de França e de Paris, a Torre Eiffel, ao objeto de maior prestígio dos Jogos, a medalha”.
Cada medalha olímpica e paraolímpica é incrustada com um pedaço de ferro original da Torre Eiffel. Construída entre 1887 e 1889, ela passou desde então por programas de renovação. Certos elementos metálicos foram permanentemente removidos e conservados neste processo. E agora serão usados para eternizar o momento dos atletas em Paris-2024.
DETALHES
O ferro original da Torre Eiffel é formado por um hexágono – a forma geométrica da França. Este símbolo é um lembrete do envolvimento de toda a nação na realização de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Sem a tinta “castanho Torre Eiffel”, o ferro volta à sua cor original. Colocado no centro e impresso com o emblema dos Jogos de Paris 2024, ele se encaixa no ouro, na prata e no bronze.
Para unir estes dois ícones – a Torre Eiffel e a medalha dos Jogos – foi necessária uma arte igualmente simbólica. Seis apêndices metálicos – um para cada canto – são usados para fixar o hexágono no lugar. Essa incrustação é possível devido ao formato levemente côncavo da medalha, que confere profundidade ao desenho de cada face.
As medalhas olímpicas e paralímpicas de Paris-2024 compartilham assim um lado com o mesmo desenho. A Torre Eiffel também inspirou o design exclusivo das fitas das medalhas. Elas serão adornadas com a treliça da Torre Eiffel. As fitas das medalhas olímpicas serão azuis escuras, enquanto as das medalhas paraolímpicas serão de um vermelho profundo – uma mistura das duas primeiras camadas de tinta (“vermelho Veneza” e “marrom vermelho”) usadas na Torre Eiffel.
Tal como acontece com todas as edições dos Jogos, o outro lado da medalha olímpica conta a história do renascimento dos Jogos na Grécia. Tradicional das medalhas desde 2004, a deusa da vitória Atena é representada em primeiro plano, emergindo do estádio que testemunhou o renascimento dos Jogos Olímpicos em 1896. Outra característica obrigatória do outro lado das medalhas olímpicas, a Acrópole, é acompanhada pela Torre Eiffel pela primeira vez neste projeto. Desta forma, estão representadas a inspiração dos antigos Jogos da Grécia, as origens francesas dos Jogos Olímpicos modernos e a sua próxima edição em Paris.
Por sua vez, o outro lado das medalhas paraolímpicas é um puro reflexo de Paris-2024. Uma representação gráfica da Torre Eiffel de uma perspectiva ascendente dará aos medalhistas a oportunidade de descobrir a Torre Eiffel de um ângulo raramente visto. As palavras “Paris” e “2024” circundam os pés da torre, escritas em braille. Para que os atletas com deficiência visual sintam a diferença entre as medalhas, estão gravados traços na borda: I para ouro, II para prata e III para bronze.