Peru ganha set, fica perto de outro, mas cai diante da Turquia
Turcas tomaram um sufoco das aguerridas peruanas nesta terça-feira
O Peru deu muito trabalho para a Turquia nesta terça-feira (19/9), pela terceira rodada do Pré-Olímpico feminino de vôlei, em Tóquio (JAP). As sul-americanas estiveram a um ponto de forçar o tie-break, mas acabaram perdendo por 3 sets a 1, parciais de 25-18, 25-27, 25-17 e 29-27.
Na quarta parcial, as peruanas tiveram o set point no 27-26, em um longo rally, com ataque para fechar. Mas as turcas, com mais sorte do que juízo, sobreviveram e acabaram virando para o fechamento do jogo.
Ebrar Karakurt, com 22 pontos, foi a maior pontuadora do duelo, sendo 20 deles no ataque, sendo 52% de aproveitamento, e dois no saque.
Daniele Santarelli optou por mesclar titulares e reservas na escalação inicial, com Elif Sahin, Karakurt, Aydin, Cebecioglu, Kalac, Akman e Akoz. Para fechar o jogo sem o tie-break, o italiano precisou colocar Vargas em quadra, sendo a MVP a responsável pelo ponto final, no saque. No total, a cubana naturalizada colaborou com nove pontos, sete no ataque, com 43% de acerto.
Em dois sets, a Turquia conseguiu ser o time campeão da VNL e do Europeu. Dominou, deu poucas chances e venceu. Mas faltou seriedade em outros momentos. E o Peru, tão frágil no jogo anterior contra o Brasil, cresceu, com o perdão do trocadilho. E o ataque foi o fundamento responsável por equilibrar as ações.
A jovem Maria Rodriguez Huarachy teve 67% de aproveitamento, com 19 dos seus 20 pontos no ataque. Ela foi o principal nome do Peru e talvez o maior do jogo.
O set perdido manterá a Turquia na terceira colocação do Grupo B, caso Brasil e Japão confirmem o favoritismo e vençam Bulgária e Porto Rico, em sets diretos, no decorrer do dia. Já a Argentina venceu a primeira na competição diante da Bélgica: 3 a 0 (25-21, 25-20 e 25-18)