Perugia desequilibra no block e vence o Modena, sem Leal
O reencontro entre Modena e Perugia aconteceu neste domingo, no segundo jogo da série em melhor de cinco das semifinais do Campeonato Italiano masculino. Sem Leal, suspenso, o time da casa não conseguiu vencer novamente, levando a pior por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 22-25, 25-21 e 25-21.
O playoffs está empatado agora em 1 a 1, com o Perugia recuperando o mando de quadra, com mais duas partidas como mandante, caso necessário.
Com Leal assistindo ao jogo das cadeiras do PalaPanini, a torcida do Modena não perdoou o levantador Dragan Travica, muito vaiado, apontado como autor da injúria racista ao ponta brasileiro na abertura da série. Ele entrou para sacar no 24 a 20 do match point, mas acabou errando, para delírio dos locais.
O momento em que Travica entra pra sacar, a torcida do Modena vem abaixo e vaia o levantador que errou o saque.
Um dos piores momentos da Liga Italiana em toda a sua história! pic.twitter.com/HQzYM44mgu
— R&V(olleyball) (@civilwards) April 17, 2022
O bloqueio foi o fundamento decisivo para o Perugia igualar a semifinal. Foram 18 pontos, sendo seis do meio de rede argentino Sebastian Solé. Como comparação, o Modena anotou apenas quatro blocks.
Individualmente, quatro jogadores do time dirigido por Nikola Grbic chegaram aos dois dígitos de pontuação: o americano Matt Anderson somou 15, o polonês Wilfredo Leon terminou com 15, enquanto o luxemburguês Rychlicki fez 12, um a mais do que Solé. O troféu de MVP ficou com o líbero Max Colaci, com 64% de positividade no passe.
Já no Modena a dupla Earvin Ngapeth/Nimir Abdel-Aziz somou 42 (23 do francês e 19 do holandês), mas a peça substituta de Leal (o holandês Van Garderen) não funcionou no ataque. Bruninho anotou três, todos no saque.
Neste início de semana, a Liga Italiana julgará o recurso do Modena, pedindo para que a punição de Leal (quatro jogos) seja diminuída ou extinta. O time espera poder contar com ele na sequência da semifinal.