Perugia
Home Destaques Perugia, Jastrzebski e Halkbank na semi da Champions
Destaques - Internacional - 15 de março de 2023

Perugia, Jastrzebski e Halkbank na semi da Champions

Zaksa e Trentino disputarão a última vaga nas semifinais da Champions masculina


A quarta-feira (15/3) foi decisiva para os times que ainda sonham com o título da Champions League masculina na temporada 2022/2023. Jastrzebski, Halkbank e Perugia, que haviam vencido seus respectivos triunfos na ida, confirmaram três das quatro vagas entre os semifinalistas.

O Wegiel, time polonês comandado pelo técnico Marcelo Mendez, foi o primeiro a conseguir tal feito. Nova vitória em sets diretos sobre o Friedrichshafen (ALE), com parciais de 25-14, 25-20 e 25-16. O técnico argentino aproveitou para rodar bastante seu elenco. O ponteiro Tomasz Fornal finalizou com 10 pontos e foi o maior pontuador, ao lado do alemão Tim Peter. O MVP do confronto foi o levantador francês Benjamin Toniutti.

O adversário dos poloneses serão os turcos do Halkbank. Em um jogo muito disputado, o time liderado por Nimir Abdel-Aziz perdeu para o Civitanova por 3 sets a 1 (31-29, 25-20, 23-25 e 25-20). Mas no golden set os italianos perderam por 15-12. O oposto Ivan Zaytsev foi o principal pontuador do jogo, com 32, sendo eleito como MVP. Já o oposto holandês terminou com 26 pontos, sendo seis deles no set decisivo. O resultado colocou o Halkbank de volta aos quatro melhores do continente, o que não acontecia há quase uma década. O feito também representa e muito para o voleibol turco masculino, que vem buscando crescer no cenário mundial.

No outro lado da chave, principal favorito ao título, o Perugia recebeu o Berlin (ALE). O clube italiano tomou susto, quando os viu os rivais abrirem 2-1 em sets. Mas com o resultado favorável do primeiro jogo, o time do central Flávio precisava apenas de dois sets para a classificação. O quarto set foi o da consagração, após metade dele ser altamente disputada, o Perugia conseguiu imprimir um nível de saque arrasador e fechar em 25-17. No tie-break, o técnico Andrea Anastasi mandou um time totalmente alternativo, que conseguiu superar os visitantes em 15-13.

O maior pontuador do confronto foi o oposto tcheco Marek Sotola, com 23 acertos. Pelo Perugia, Wilfredo Leon precisou sair do banco para marcar 18 pontos, mesma pontuação do ponteiro Oleh Plotnytskyi, dono do prêmio de melhor da partida. O Perugia espera o adversário do duelo entre Trentino x Zaksa. O time polonês largou em vantagem no primeiro jogo (3-2) e o segundo jogo acontece amanhã, com mando do time italiano.

A Champions League está cada vez mais próxima de conhecer seu mais novo campeão e, recentemente, foi anunciada a sede das “Super Finais” da edição 2022/2023. A cidade de Turim, na Itália receberá, no final de maio, tanto a decisão do masculino quanto a feminina.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei