Piazza deixa o comando da seleção da Holanda
Italiano comandou a Holanda por cinco anos
Roberto Piazza e Holanda se separam após cinco temporadas de parceria na seleção masculina. O contrato com o treinador italiano terminou este ano e não será prorrogado
– Foi um período maravilhoso com a seleção holandesa, que fez grandes progressos. Além disso, graças a este grupo, também melhorei. Cresci como treinador e como pessoa na Holanda. Estou grato pela oportunidade que me foi dada na Holanda e pelos anos em que pude trabalhar com uma equipe unida e excelentes colegas – disse Piazza, em nota oficial da Federação Holandesa.
Piazza foi nomeado técnico da seleção masculina em 2019. No início de 2023, seu contrato foi prorrogado por duas temporadas. E foram diversos objetivos cumpridos. Em 2021 e 2023, a Holanda terminou em quinto lugar no Campeonato Europeu. A equipe holandesa não terminava tão bem no cenário europeu desde 1999. Em 2022, sob a liderança do italiano, a seleção holandesa se classificou para a final da Liga das Nações. Nos últimos anos, a Holanda aproximou-se do top 10 do mundo.
– Acabou sendo uma boa parceria. É uma pena que não tenhamos conseguido a vaga nos Jogos de Paris, mas sabíamos que era uma tarefa difícil – disse o diretor técnico Herman Meppelink. – Olhando para todo o período, podemos concluir que houve uma boa cooperação e um bom desenvolvimento da equipe. Piazza desempenhou um papel importante nisso. Desejamos a ele boa sorte nos seus próximos passos. Chegou a hora de continuarmos trabalhando no novo curso sem ele e de procurar alguém que melhor se adapte.