Pinheiros vira no tie-break e bate Osasco na abertura dos playoffs
O Pinheiros perdia por quatro pontos de diferença no tie-break, mas reagiu e está a uma vitória da semifinal
Com uma virada sensacional no tie-break – perdia por quatro pontos de diferença -, o Pinheiros derrotou o Osasco/São Cristóvão Saúde por 3 sets a 2 – parciais de 25-23, 21-25, 20-25, 25-20, 15-13 -, na noite desta sexta-feira, e fez 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final da Superliga Feminina 2022/23, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP).
O time da capital pode garantir vaga na semifinal na próxima terça-feira, quando volta a enfrentar o Osasco, desta vez na casa do rival, no ginásio José Liberatti, a partir das 18h30, com transmissão pelo SporTV e pelo Canal Vôlei Brasil. Dentil Praia Clube e Gerdau Minas também abriram os playoffs com vitória e estão a uma vitória da semifinal. Osasco precisa ganhar do Pinheiros na terça para forçar a realização do terceiro confronto, na sexta-feira, novamente no Liberatti.
A levantadora Naiane, do Pinheiros, foi eleita a melhor em quadra e ficou com o Troféu VivaVôlei. Tifanny foi a maior pontuadora do jogo, com 30 pontos (28 de ataque e 2 de bloqueio), seguida pela central Fabiana, com 13 acertos (10 de ataque e 3 de bloqueio). Adenízia contribuiu com 11 (8 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque), Smarzek com 11 (8 de ataque e 3 de bloqueio) e Drussyla com 8 (4 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque). Os destaques do Pinheiros foram a oposta Edinara, com 22 pontos (18 de ataque e 4 de bloqueio), a ponteira Talia, com 12 (11 de ataque, 1 de bloqueio), Amanda, com 12 (11 de ataque e 1 de saque), a central Gabi Martins, com 10 (6 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque) e a também central Mara, com 10 pontos (8 de ataque e 2 de bloqueio).
O tie-break foi com emoção. Osasco virou de quadra na frente, em 8 a 5, mas o Pinheiros seguiu no radar e, na reta final, virou o jogo para 13 a 12, sacando melhor e defendendo o sideout osasquense. Tifanny foi a grande viradora de bola do time no quinto set, mas em dois bons saques, o Pinheiros tirou a bola das mãos da Giovana. Um ace de Naiane fechou o tie-break em 15 a 13 e o jogo em 3 a 2.
As quartas de final começaram ontem, com a vitória do Dentil Praia Clube sobre o Barueri, de virada, no José Corrêa. Na abertura da rodada desta sexta, o Gerdau Minas perdia por 2 a 0, mas reagiu e venceu o Sesi Bauru por 3 a 2, em Bauru (SP), fazendo 1 a 0 na série. Neste sábado, tem clássico carioca. Sesc RJ Flamengo e Fluminense se enfrentam na Hebraica, às 21h, com SporTV.