Zaksa Mercado
Home Destaques Poloneses do Zaksa são bicampeões europeus
Destaques - Internacional - 22 de maio de 2022

Poloneses do Zaksa são bicampeões europeus

Semeniuk teve uma atuação impecável na final contra o Trentino


Reeditando a final da Champions League masculina da temporada passada, Zaksa Kedzyerzin-Kozle e Trentino se encontraram em Ljubjana (ESL), neste domingo, para ver quem levantaria o troféu mais cobiçado do continente europeu. E assim como em 2021 os poloneses levaram a melhor e faturaram o bicampeonato consecutivo. A vitória aconteceu em sets diretos, parciais de 25-22, 25-20 e 32-30.

O jogo apresentou bastante equilíbrio em todos os sets, o fator diferencial para o triunfo polonês foi a performance no ataque. Com uma atuação muito consistente, o ponteiro polonês Kamil Semeniuk foi o destaque absoluto da partida marcando 27 pontos, sendo 26 em ataques (74% de aproveitamento) e outro no bloqueio. Uma atuação das mais memoráveis da carreira, garantindo ao ponteiro o prêmio de MVP da competição. Ele, possivelmente, fez sua despedida do Zaksa já que a sua ida ao Perugia, da Itália, é dada como certa.

Pelo Trentino, o experiente búlgaro Matey Kaziyski somou 16 acertos (todos de ataque) e foi quem mais pontuou.

Confira o número da partida:

Trentino 0 x 3 Zaksa

Ataques: 42 (48%) — 54 (55%)
Aces: 3 — 2
Bloqueios: 5 — 4
Recepções positivas: 48% — 46%
Erros: 22 — 22

A conquista da Champions coroa uma temporada quase que perfeita do time de Kedzierzyn-Kozle: foram três títulos dos quatro possíveis: Copa da Polônia, Plusliga e Champions League. Já o Trentino ficou no quase mais uma vez. A equipe italiana conquistou o título da Supercopa da Itália no início da temporada, mas não conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio nas outras competições.

Mais cedo, também na Eslovênia, o Vakifbank conquistou o título da Champions League feminina.

Trentino: Kaziyski (16), Michieletto (13), Sbertoli (1), Lavia (6), Podrascanin (5), Lisinac (9) e Zenger (líbero). Entraram: Pinali, D’Heer. Técnico: Angelo Lorenzetti.

Zaksa: Kaczmarek (13,) Rejno (3), Janusz, Sliwka (7), Semeniuk (27), Smith (10) e Shoji (líbero). Entrou: Kluth. Técnico. Gheorghe Cretu.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei