
Polônia avança no Mundial em mais um tie-break
Uma verdadeira montanha-russa. Assim pode ser definido o duelo entre Polônia e Bélgica pelas oitavas de final do Campeonato Mundial feminino de vôlei, em Bangkok, na Tailândia. Neste sábado (30/8), de virada, vitória polonesa sobre a Bélgica por 3 sets a 2, parciais de 25-27, 25-20, 25-17, 22-25 e 15-10.
Foi o segundo triunfo seguido das polonesas em cinco sets. No encerramento da fase de grupos, virou para cima da Alemanha em outro 3 a 2 emocionante.
Na próxima fase, a Polônia terá um enorme desafio: colocar um ponto final na série de 33 jogos de invencibilidade da Itália, atual campeã olímpica e bi da Liga das Nações (VNL). Elas estão do lado do Brasil na chave numa hipotética semifinal.
O JOGO
Em mais uma atuação muito instável neste Mundial, a equipe polonesa viu seu jogo deslanchar depois da entrada da oposta Malwina Smarzek e da ponteira Paulina Damaske. As duas foram colocadas por Stefano Lavarini durante a metade final do segundo set, com o placar empatado, nos lugares de Magdalena Stysiak e Martyna Czyrnianska, respectivamente.
Com a dupla em quadra, a Polônia dominou o fim da segunda parcial e seguiu dominante no terceiro. Mas o efeito positivo foi minimizado pela Bélgica na sequência, demonstrando muita resiliência.
A seleção belga teve a primeira grande reação no primeiro set, quando perdia por 15 a 9 e se encontrou depois da troca de Tea Radovic por Nel Demeyer. A ponteira, que já atuou como líbero, ajudou a estabilizar o passe e foi decisiva para as belgas saírem na frente.
Na sequência, a Bélgica viu a ponteira Britt Herbots e a oposta Pauline Martin com mais dificuldade na virada de bola. E a solução veio da levantadora Elise Van Sas mudando a cara da partida no saque no quarto set. Ela terminou o jogo com dez pontos.
No tie-break, a Polônia abriu boas vantagem em dois momentos (3 a 0 e 8 a 5). Mas a Bélgica reagiu de novo com o saque como principal fundamento. Mas errou demais na reta final e não conseguiu avançar pela primeira vez às quartas de final de um Mundial.
Martyna Lukasik foi maior pontuadora polonesa com 20 acertos. Herbots liderou a Bélgica e o jogo com 23, seguida por Martin com 19.