Polônia
Home Destaques Polônia vira e garante o primeiro lugar geral
Destaques - Internacional - 30 de agosto de 2022

Polônia vira e garante o primeiro lugar geral

Donos da casa tiveram dificuldades contra os Estados Unidos, mesmo sem Micah Christenson


A edição 2022 do Campeonato Mundial masculino tem  reservado inúmeros jogos de alto nível. Assim foi o duelo entre Polônia e Estados Unidos, um dos mais esperados da fase de grupos, definindo o 1° e 2° colocado do Grupo C, nesta terça-feira. Ambas seleções chegaram na terceira rodada com campanhas perfeitas, sem perder um único set. Mas a atmosfera do ginásio em Katowice fez a diferença a favor dos donos da casa.

A Polônia até saiu atrás do placar ao perder o primeiro set, mas com a força do seu elenco e apoio do torcedor que lotou o ginásio se impôs para triunfar em 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-21, 25-19 e 25-21.

Os Estados Unidos estão lidando com um grande problema. O levantador Micah Christenson, conhecido por ser um dos pilares do time, não atuou, por um possível quadro de lesão, que ainda não foi confirmado pela federação americana. Ele ficou com uniforme de líbero no banco, nitidamente fora de ação. No seu lugar jogou Joshua Tuaniga. Os ponteiros Aaron Russell e TJ DeFalco foram os destaques no revés, marcando 14 e 16 pontos, respectivamente.

Grande líder da Polônia, Bartosz Kurek foi o maior pontuador, somando 20 acertos: 17 ataques (56% de aproveitamento), um bloqueio e mais dois aces. O ponteiro Kamil Semeniuk e o central Mateusz Bieniek foram outros com atuações destacáveis, 13 pontos para ambos.

A vitória consolidou a Polônia como melhor seleção qualificada à próxima fase, como previsto pela regra da competição. O adversário dos anfitriões será a pior seleção ranqueada da próxima fase. Mesmo com a derrota o time de John Speraw também está garantido na fase de playoffs, mas há tendência é de um caminho mais difícil, ficando do sétimo lugar para baixo.

Polônia: Janusz (2), Kurek (20), Semeniuk (13), Sliwka (5), Bieniek (13), Kochanowski (6) e Zatorski (líbero). Entraram: Lomacz, Kaczmarek (1) e Fornal (7). Técnico: Nikola Grbic.

Estados Unidos: Tuaniga (2), Anderson (4), DeFalco (16), Aaron Russell (14), Smith (8), Jendryk (4) e Erik Shoji (líbero). Entraram: Kyle Russell (2), Averill (2) e Ensing (7). Técnico: John Speraw.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei