Praia Minas
Home Coluna Praia 1 x 0 Minas: as impressões iniciais
Coluna - Estaduais - 1 de novembro de 2023

Praia 1 x 0 Minas: as impressões iniciais

Dentil/Praia Clube fez 3 a 0 no arquirrival no Campeonato Mineiro


O primeiro Dentil/Praia Clube x Gerdau Minas terminou com vitória do time de Uberlândia, na casa do adversário, valendo o título mineiro, por 3 sets a 0. Na sexta-feira (3/11), acontecerá o segundo round, pela Supercopa, com mais um troféu em jogo, novamente em BH. Algumas constatações sobre as primeiras impressões dos arquirrivais:

1) Paulo Coco optou por uma escalação com Claudinha, Monique, Kuznetsova, Rabadzhieva, Adenízia, Milka e Natinha. Como seis delas não estiveram em ação na temporada de seleções e puderam fazer toda a preparação, ficou nítido o melhor entrosamento. Naiane, Tainara e Lorena, que jogaram o Pan e estiveram no Pré-Olímpico no Japão, serão incorporadas aos poucos.

2) A russa Kuznetsova entregou seu cartão de visitas para a torcida praiana. Tem muito poderio ofensivo e potencial para ser a bola de segurança do time. Mesmo oscilando no passe em alguns momentos, ela compensou nas bolas altas, além de boas passagens pelo saque.

3) Após sua maior reformulação dos últimos anos, o Praia montou um elenco com titulares e reservas que se equivalem. No papel, é  mais forte plantel do país. E esse poderá ser um baita diferencial na temporada. Cada vôleifã terá uma formação ideal, enquanto Paulo Coco poderá fazer um leque de diferentes possibilidades para poder escalar. A ver como será essa gestão pela comissão técnica, fazendo com que todas as atletas entendam que ficar no banco, em alguns momentos, será necessário.

4) A cada Praia x Minas da temporada, um “duelo” em especial será muito observado: Nyeme x Natinha, as líberos que brigam por um lugar em Paris-24. No primeiro encontro da temporada, a praiana foi melhor.

5) O Gerdau Minas será um time muito veloz em 23/24. Isso já ficou claro após os três jogos no Estadual. Mas a sintonia de Jenna Gray com as atacantes ainda precisa de um tempo para acontecer. E, com as competições começando, o entrosamento será adquirido nos jogos.

6) Individualmente, a melhor notícia para a torcida minastenista foi a volta de Julia Kudiess, após perder toda a temporada de seleções para se recuperar de uma lesão na canela.

Por Daniel Bortoletto