Praia
Home Mundial de Clubes Praia leva virada e se complica no Mundial
Mundial de Clubes - 16 de dezembro de 2021

Praia leva virada e se complica no Mundial


Depois de vencer o primeiro set jogando muito bem, o Dentil/Praia Clube não conseguiu segurar o poderio ofensivo do Fenerbahce e acabou derrotado, de virada, por 3 a 1 – parciais de 22-25, 25-23, 25-18, 25-21, na tarde desta quinta-feira, em Ankara, a Turquia, na estreia do time mineiro no Mundial de Clubes Feminino de Vôlei 2021. O resultado obriga a equipe de Uberlândia a vencer o Conegliano, da Itália, atual campeão da competição, nesta sexta-feira (17.12), às 9h (horário de Brasília), no encerramento da fase classificatória, para avançar às semifinais. As italianas derrotaram o Fener, ontem por 3 a 0.

O time de Egonu já está na semi. Para o Praia, resta vencer nesta sexta por 3-0 ou 3 a 1 para também avançar.

A oposta Lazareva e a ponteira Fedorovtseva foram as maiores pontuadores do jogo, com 28 pontos cada uma. A oposta dominicana Brayelin Martinez, do Praia, fez 24 pontos. Anne Buijs contribuiu com 16 (veja os demais números do confronto).

No primeiro set, o Praia jogou muito bem. Brayelin marcou 7 pontos e foi o destaque da parcial e ainda contou com um alto número de erros por parte das donas da casa. O time do técnico Paulo Coco manteve o bom ritmo na segunda parcial e esteve na frente na maior parte do tempo. Mas, Fedorovtseva resolveu entrar no jogo e passou a receber a maior parte das bolas de segurança. Depois, Lazareva, que vinha errando muito, também parou de ceder pontos. Além disso, o sistema defensivo da equipe turca passou a funcionar bem, com a líbero Orge defendendo muito e anulando os ataques pelo meio da Carol. As bolas pingadas pelo Praia atrás do bloqueio do Fener, que pontuaram bem no primeiro set, também não caíram mais.

O técnico da equipe turca Zoran Terzic colocou Ana Cristina no lugar de Ismailoglu – que estava errando muito ataque – no segundo set. A brasileira marcou um ponto – voltou no final do quarto set -, cometeu um erro de ataque, mas jogou com segurança e personalidade.

O Praia reequilibrou o jogo no quarto set, mas tomou a virada na etapa final. O passe, irregular, fez o time atuar muito com as bolas altas e o Fenerbahce defendia bem, pontuando nos contra-ataques com o trio Lazareva-Fedorovtseva-Erdem.

A situação do Praia é difícil, mas não impossível. Vale lembrar que o poderoso Conegliano perdeu a invencibilidade de 75 jogos – desde dezembro de 2019 – no final do mês passado, para um time apenas regular no Italiano, o Firenze.

Grupo B

Na abertura da rodada, o Vakifbank derrotou o Altay, o Cazaquistão, por 3 sets a 0 – parciais de 25-13, 25-10, 25-17 -, pelo Grupo B, e classificou oficialmente o Itambé/Minas para a semifinal. Na estreia do Mundial, quarta-feira, as minastenistas superaram o Altay também por 3 a 0.

Na rodada de encerramento da fase classificatória, nesta sexta-feira, o Minas joga contra o Vakifbank, de Gabi. Os dois jogos serão transmitidos pelo Fox Sports (Star Plus).

DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Brayelin, Carol, Jineiry, Kasiely, Anne Buijs e Suelle (líbero). Entraram: Angélica, Lyara, Vanessa Janke e Tainara. Técnico: Paulo Coco.

FENERBAHCE: Naz, Lazareva, Erdem, Popovic, Fedorovtseva, Ismailoglu e Orge (líbero).Entraram: Dicle e Ana Cristina Técnico: Zoran Terzic.