Praia
Home Internacional Praia luta, mas perde para o Tianjin e fica sem medalha no Mundial
Internacional - Mundial de Clubes - 17 de dezembro de 2023

Praia luta, mas perde para o Tianjin e fica sem medalha no Mundial

Apesar da derrota, o Praia fez uma boa partida e deu trabalho ao tetracampeão chinês


O Dentil Praia Clube foi derrotado pelo Tianjin (CHI) na disputa de bronze do Mundial de Clubes Feminino, neste domingo (17/12), na cidade de Hangzhou, na China – parciais de 25-23, 25-20, 17-25, 25-19 – e ficou fora do pódio. O time mineiro buscava a primeira medalha na competição. Apesar de não ter conseguido o resultado, o Praia deixa o torneio com algumas boas atuações, principalmente Tainara, novamente maior pontuadora da partida, com 32 pontos.

O Praia disputou a sua quinta edição de Mundial consecutiva. O outro time brasileiro no torneio, o Gerdau Minas, caiu numa chave complicada (com Eczacibasi e Tianjin) e foi eliminado na fase de grupos, quinta-feira. A equipe de Uberlândia vencia o quarto set por 14 a 12, mas encalhou numa rede, tomou oito pontos seguidos e as chances de levar a partida para o tie-break ficaram muito reduzidas.

Tainara é a maior pontuadora do Mundial de Clubes neste momento, com 93 pontos. Mas, Boskovic ainda vai jogar. A expectativa é saber se a jogadora brasileira vai entrar na seleção da competição, anunciada após a final de hoje.

Paulo Coco escalou o Praia com o time que deu trabalho em dois sets contra o Eczacibasi, ontem, na semifinal, com Naiane, Tainara, Lorena, Milka, Pri Souza, Rabadzhieva e Suelen, deixando as então titulares Adenízia, Natinha, Claudinha e Kuznetsova no banco. Kuznetsova entrou no terceiro set no lugar de Priscila Souza.

Depois de perder o primeiro set jogando bem, o ritmo do Praia caiu, principalmente na virada de bola. As centrais estavam virando bem, ao lado de Tainara, mas as ponteiras, não. A partir do terceiro set, Paulo Coco colocou a russa Kuznetsova e o sideout melhorou muito. A equipe mineira venceu bem a parcial, 25/17. O jogo foi parelho somente no início do quarto set. O Tianjin melhorou o ataque e a distribuição, usando mas as suas centrais, o que não vinha acontecendo. Suelen jogou bem, defendeu muito e deu estabilidade ao passe. Mas, o tetracampeão chinês acabou vencendo com uma virada de bola mais potente na reta final.

Ainda hoje, às 8h30 (horário de Brasília), Vakifbank, de Gabi, e Eczacibasi, de Boskovic, decidem o título. O jogo terá transmissão dos canais ESPN 2 e Star Plus, do streaming do Volleyball World e do canal do Web Vôlei no YouTube (sem imagens). O Vakif é o maior vencedor do Mundial com quatro títulos (2013, 2017, 2018 e 2021). O Eczacibasi levantou a taça em 2015 e em 2016.