Praia vence o Minas em clássico “estranho”
Com muitas oscilações de lado a lado, clássico mineiro teve cinco set imprevisíveis
O aguardado clássico entre Gerdau/Minas e Dentil/Praia Clube, neste sábado (19/11), em Belo Horizonte, não foi tão brilhante tecnicamente como sempre se espera, ainda mais com todas as selecionáveis à disposição dos treinadores. Mas não deixou de ser emocionante. Em duelo de viradas, as visitantes venceram por 3 sets a 2, parciais de 25-17, 22-25, 23-25, 25-18 e 15-9, pela quinta rodada do primeiro turno da Superliga feminina 2022/2023, mantendo a invencibilidade.
Por ainda ser início da temporada, é possível dar um certo desconto para os dois times mineiros. As atletas que estiveram no Mundial de seleções chegaram depois, o entrosamento não é o ideal e o calendário não permite treinar muito, com jogos em cima de jogos. É esperado que ambos cresçam bastante. Mas chamou demais a atenção as oscilações dos dois lados, com erros em excesso em diversos momentos.
E essa instabilidade, sempre acompanhado por falhas na construção do jogo e nos fundamentos, permitiu que o clássico fosse imprevisível. No segundo set, Vanessa Janke saiu do banco para fazer uma longa sequência de saques e equilibrar uma parcial que parecia perdida. No terceiro, foi a vez do Minas reagir, após estar perdendo por 14 a 6, já com Jaque e Luiza em quadra, conseguindo fechar. Com um aproveitamento baixo de ataque, a equipe de Nicola Negro se segurou graças ao saque e ao bloqueio.
O torcedor minastenista poderia imaginar que a reação daria o impulso que faltava para o jogo terminar em 3 a 1. Mas nada deu certo, com o Praia dominando o quarto set. A equipe de Uberlândia abriu 12 a 4 e desta vez soube administrar para forçar o tie-break.
No set decisivo, pesou a consistência ofensiva maior do Praia, ao abrir três pontos na metade e conseguir sustentar até o fechamento. A lamentar, mais uma vez, a ausência do desafio eletrônico em uma competição do nível da Superliga, que poderia ter corrigido várias marcações da arbitragem.
O VivaVôlei ficou com a Brayelin Martinez. No placar das maiores pontuadoras, Tainara, fixada como oposta, liderou o clássico anotando 22, seguida pela dominicana, agora ponteira, com 19. Pelo lado do Minas, equilíbrio: Kisy (15), Thaísa (13) e Peña (13).
Na próxima sexta-feira, o Minas enfrentará o Barueri, fora de casa, às 21h. No dia seguinte, o líder Praia receberá em Uberlândia o Energis 8 São Caetano, às 21h30.