Praia vira no Maracanãzinho e segue invicto. Veja a classificação
O Dentil Praia Clube manteve a invencibilidade na Superliga Feminina de Vôlei 2024/25. No Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o time de Uberlândia saiu de um placar adverso de 2 a 0 para vencer o Sesc RJ Flamengo de virada, no tie-break, parciais de 24-26, 12-25, 25-22, 25-22 e 18-16, na noite desta terça-feira (19/11), em partida adiantada da nona rodada do turno da competição. O Praia está adiantando alguns dos seus jogos por conta da participação do time no Mundial de Clubes, entre os dias 15 e 19 de dezembro na China.
Depois de estrear na rodada passada, a oposta americana Nia Reed saiu do banco pra ajudar na virada. Marcou 12 pontos, quatro deles no block, para ganhar o VivaVôlei. Payton Caffrey, com 20 pontos, e Carol Gattaz, com 17, lideraram o Praia. Lorena e Edinara, com 23 e 22 acertos, respectivamente, lideraram o Sesc RJ e o jogo.
Com o resultado, o Praia chegou aos 20 pontos em 7 jogos e lidera de forma isolada a Superliga. O Sesc RJ Flamengo é o vice-líder com 16 pontos, seguido por Osasco, com 15, e o Minas, com 14. Veja abaixo a classificação.
O JOGO
O Sesc RJ Flamengo oscilou no primeiro set. Chegou a abrir cinco pontos de vantagem (17 a 12, depois 21 a 16), mas passou a desperdiçar contra-ataques e permitiu que o Praia encostasse na reta final da parcial. Um erro de ataque de Caffrey determinou a vitória rubro-negra por 26 a 24.
A equipe carioca voltou para o segundo set agressiva no bloqueio e abriu 5 a 1 no placar, obrigando o técnico Marcão, do Praia, a pedir tempo. O Sesc RJ continuou trancando a rede, aumentou a vantagem para 11 a 4 e Marcão parou o jogo novamente. Foram 10 pontos de bloqueio na parcial contra apenas um por parte do time mineiro. O treinador do Praia fez mudanças, colocou Nia Reed, Ju Carrijo, Milka e Pri Souza em quadra, mas o Sesc RJ Flamengo foi soberano no bloqueio e muito lúcido nos contra-ataques para fechar o set com larga vantagem: 25 a 12.
O Praia começou o terceiro set com Nia Reed de titular e Monique como ponteira no lugar de Maiara Basso. Milka também foi a opção para o lugar da Adenízia. E as mudanças deram certo, com melhoria do ataque, do bloqueio e mais estabilidade no passe. Aos poucos, as mineiras foram tomando ganhando confiança. Na quarta parcial, as donas da casa pareciam encaminhar o triunfo, mas o Praia conseguiu uma impressionante virada, forçando o tie-break.
O quinto set foi tenso, como se esperava, com mais erros do que o ideal e os times se alternando no placar com, no máximo, dois pontos de frente. Caffrey, depois de ficar ofensivamente apagada, marcou três pontos seguidos no ataque e colocou o Praia na frente: 11 a 10. Um erro de combinação de Macris com Milka recolocou o Sesc RJ Flamengo na frente: 12 a 11. Um block de Lorena deu o match point para as cariocas. Fim de jogo? Que nada! O Praia salvou duas oportunidades para deixar tudo igual em 14. E, com mais um ataque de Caffrey, triunfo de virada das mineiras.
A Superliga Feminina tem sequência na próxima quinta-feira (21/11), com um jogo válido pela sexta rodada do turno. Em Belo Horizonte, o Gerdau Minas recebe o Pinheiros a partir das 18h30, com transmissão pelo Sportv e pela VBTV. O Sesc RJ Flamengo volta a jogar na próxima sexta, contra o Sesi Bauru, às 21h30, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. O Praia recebe o Fluminense no sábado, às 19h, em Uberlândia.
SESC RJ FLAMENGO: Brie, Edinara, Juju Gandra, Lorena, Michelle, Helena e Laís (líbero). Entraram: Rose, Jussara e Karina. Técnico: Bernardinho.
DENTIL/PRAIA CLUBE: Macris, Monique, Adenízia, Carol Gattaz, Caffrey, Maiara Basso e Natinha (líbero). Entraram: Milka, Pri Souza, Suelen, Ju Carrijo e Nia Reed. Técnico: Marcos Miranda.
Confira abaixo a classificação atualizada da Superliga Feminina e a tabela completa no site oficial:
1 – Dentil Praia Clube: 20 pontos (7 jogos)
2 – Sesc RJ Flamengo: 16 (8 jogos)
3 – Osasco São Cristóvão Saúde 15: (6 jogos)
4 – Gerdau Minas 14: (6 jogos)
5 – Sesi Bauru 10: (5 jogos)
6 – Fluminense 9: (5 jogos)
7 – Batavo Mackenzie: 6 (5 jogos)
8 – Brasília: 6 (5 jogos)
9 – Unilife Maringá: 4 (5 jogos)
10 – Pinheiros: 2 (5 jogos)
11 – Flor de Ypê/Paulistano/Barueri: 0 (5 jogos)
12 – Abel Moda 0: (6 jogos)